No Rio de Janeiro, o Instituto de Atenção Básica e Avançada à Saúde (IABAS), realiza processo seletivo simplificado por meio de 7 editais divulgados, objetivando preencher 54 vagas e formar cadastro reserva em diversos cargos de nível médio e superior de formação escolar. O seletivo é destinado à atuação no Programa de Estratégia de Saúde da Família e, segundo os editais, os contratos de trabalho serão regidos pela CLT e terão prazo indeterminado, podendo, no entanto, serem rescindidos de acordo com a necessidade e conveniência do IABAS.

As oportunidades são voltadas aos cargos de Agente Comunitário de Saúde, Agente Administrativo, Médico, Oficial de Farmácia, Enfermeiro, Técnico de Enfermagem, Técnico de Saúde Bucal, Farmacêutico, Fonoaudiólogo, Médico Ginecologista, Médico Psiquiatra, Sanitarista e Terapeuta Ocupacional. Os salários dos cargos variam entre R$ 1.024,14 e R$ 11.564,31. Os editais podem ser conferidos no site da organizadora do certame, Fundação Bio Rio.

As inscrições encontram-se disponíveis e devem ser feitas até às 23h59min do dia 10 de maio de 2015, através do site http://concursos.biorio.org.br. As taxas variam entre R$ 40,00 e R$ 90,00.

Como métodos de avaliação dos candidatos, o seletivo será composto por provas objetivas e entrevistas. As provas objetivas terão duração de 4 horas, compostas por questões do tipo múltipla escolha, sobre as disciplinas de língua portuguesa, Sistema Único de Saúde - SUS e conhecimentos específicos. Os cargos de Agente Comunitário de Saúde ainda terão questões sobre conhecimentos básicos de informática. A aplicação das provas será na cidade do Rio de Janeiro no dia 24 de maio de 2015, em locais e horários que serão comunicados no dia 18 de maio.

O prazo de validade do seletivo será de um ano, contado a partir da data de homologação de primeira classificação após a realização da Primeira Chamada da Entrevista Técnica, podendo este prazo ser prorrogado por igual período, por decisão do IABAS. Do total de vagas ofertadas, 5% serão reservadas às pessoas portadoras de necessidades especiais.