O Exame Nacional do Ensino Médio iniciou o seu prazo de inscrições no dia 12 de maio e já conta com 2.655.111 candidatos inscritos. Para os candidatos, o exame representa a principal forma de acesso a cursos de nível superior ou ainda de conquistar o diploma de nível médio.
As provas do exame, assim como ocorreu em anos anteriores, será aplicada em dois dias seguidos. Este ano elas serão aplicadas no dia 8 e 9 de novembro. Segundo as estimativas do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas o numero de candidatos a responder a prova pode passar de 8 milhões.
Todo o processo de organização e aplicação do ENEM envolve números gigantes. Além do grande numero de inscritos em 2013, neste ano serão impressos 18,3 milhões de provas, entre versões normais, ampliadas e em braile, 785 mil funcionários serão contratados para viabilizar a execução do processo em todo o Brasil, que terá provas em 16,6 mil locais de todas as unidades da federação, inclusive no Distrito Federal.
Segundo o INEP, além de ser o maior ENEM já realizado, este também será o mais seguro, já que a composição das provas está sob responsabilidade de uma equipe competente e a impressão das avaliações está nas mãos de uma gráfica segura. Para garantir a segurança dos candidatos no momento da aplicação das provas, haverá na entrada dos locais detectores de metais que poderão ser usados em todos os alunos que acessarem as dependências. O aparelho também será capaz de identificar o uso indevido de celulares durante as provas.
A acessibilidade também vai ser um diferencial neste ENEM, já que a disponibilidade de provas em Braile foi aumentada e o edital do exame foi traduzido para a Linguagem Brasileira de Libras com versão digital do edital no site incorporada a um sistema de computação acessível a deficientes visuais, o Dosvox.
Inscrições
Os candidatos que poderão se inscrever até o término do dia 23 de maio de 2013, no site do INEP, mediante pagamento de uma taxa de R$ 35,00, feita através de Guia de Recolhimento da União. Candidatos que ainda estejam concluindo o ensino médio em escola pública e candidatos que declararem carência estão isentos da taxa de inscrição.
O cartão de inscrição será enviado pelo correio, onde constará o número de inscrição, data, hora e local de realização das provas e indicação do tipo de atendimento solicitado no ato da inscrição.
As provas acontecerão nos dias 08 e 09 de novembro e avaliarão as seguintes áreas de conhecimento: Ciências Humanas e Suas Tecnologias, Ciências da Natureza e Suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias, Matemática e Suas Tecnologias e Redação. As provas do primeiro dia terão 4h30min de duração e as provas do segundo dia, juntamente com a prova de redação, terão 5h30min de duração.
As provas do Exame Nacional do Ensino Médio têm por objetivo medir a qualidade do ensino médio no País, subsidiar a implementação de políticas públicas, criar referência nacional para o aperfeiçoamento dos currículos do ensino médio, desenvolver estudos e indicadores sobre a educação brasileira, estabelecer critérios de acesso do participante à programas do governo, como o PROUNI, além de oferecer certificação de conclusão de ensino médio, quando for o caso. Lembrando ainda que algumas instituições de ensino superior só aceitam financiamentos de alunos que prestaram o ENEM.
Siga o Ache Concursos no G o o g l e News e receba alertas e as principais notícias sobre concursos, empregos, estágios, governo e benefícios sociais.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.