Saiu edital. A Secretaria Geral das Relações Exteriores divulgou normas da seleção que preencherá 18 vagas no Instituto Rio Branco para candidatos de nível superior no cargo de Diplomata. O certame está sob a responsabilidade do Instituto Rio Branco com a colaboração do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (CESPE/UnB).

A aprovação no concurso habilitará o candidato a ingressar em cargo da classe inicial da carreira de diplomata, como terceiro secretário e a matricular-se no Curso de Formação do Instituto Rio Branco, que desde 1945 é responsável pela seleção, treinamento e aperfeiçoamento dos diplomatas brasileiros. A função exige formação de nível superior em qualquer área de formação e tem remuneração inicial de R$ 14.290,72. De acordo com a lei, 5% das vagas (1) serão para pessoas com deficiência - Veja edital.

O concurso será composto de três fases. A primeira fase terá uma prova objetiva, constituída de questões sobre Português, História, Geografia, Política, Inglês, Economia e Direito. Esta etapa tem caráter eliminatório e classificatório. A segunda fase será uma prova escrita de Língua Portuguesa, também de caráter eliminatório e classificatório. Já a terceira fase é composta por seis provas escritas sobre cada um dos conhecimentos gerais expostos na prova da primeira fase. A primeira fase (prova objetiva) será realizada nas capitais dos 26 estados da Federação e no Distrito Federal. A segunda e terceira fases serão realizadas nas capitais dos estados em que haja candidatos aprovados na fase anterior.

As inscrições devem ser feitas unicamente pela internet, no período entre o dia 21 de fevereiro e o dia 3 de março de 2014, no endereço eletrônico do Cespe/UnB. O valor da taxa é de R$ 180,00 e o pagamento deverá ser efetuado através de GRU, Guia de Recolhimento da União.