Para o ano de 2015, já foram autorizados 2 concursos públicos do Ministério das Relações Exteriores, com lotação no Palácio do Itamaraty, destinados ao provimento de 90 vagas, sendo 60 cargos de Oficial de Chancelaria e 30 vagas para a carreira de Diplomata.
O seletivo para Oficial de Chancelaria tem prazo para divulgação do edital em até 6 meses, assim como a escolha da banca organizadora. O oficial tem como função a administração das representações brasileiras no exterior, bem como do Ministério das Relações Exteriores, recursos humanos e cerimonial. Resumidamente, a função do oficial de chancelaria é fazer o ministério funcionar. Atualmente, o salário inicial da função é de R$ 7.292,02 e exige, obrigatoriamente, que candidatos possuam formação em curso de nível superior, de qualquer área.
A seleção para Diplomata do órgão já teve definidas as fases de avaliação, que se darão por meio de prova objetiva, na primeira etapa, de caráter eliminatório, composta por questões de português, história do Brasil, história mundial, geografia, política internacional, inglês, noções de economia e noções de direito e Direito internacional público. A segunda etapa será composta por prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório, de português. Já a terceira etapa terá provas discursivas sobre história do Brasil, geografia e política internacional, língua inglesa, noções de economia, noções de direito e direito internacional público, além de prova objetiva de língua espanhola e francesa. O subsídio da função é de R$ 15.005,26 e exigência é também de nível superior completo em qualquer área.
A publicação do edital está a cargo do Diretor-Geral do Instituto Rio Branco e haverá um período de 39 dias para a realização da primeira prova em relação à data de divulgação do documento com as normas de realização do certame.
Veja também: Câmara aprova lei que obriga nomeação dentro das vagas ofertadas em concursos
O Itamaraty
O Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) é o órgão do Poder Executivo responsável pela política externa e pelas relações internacionais do Brasil, nos planos bilateral, regional e multilateral. O Itamaraty assessora o Presidente da República na formulação da política exterior do Brasil e na execução das relações diplomáticas com Estados e organismos internacionais. A carreira de Oficial de Chancelaria, juntamente com diplomatas e assistentes de chancelaria, faz parte do Serviço Exterior Brasileiro, compondo uma das carreiras do quadro do Ministério de Relações Exteriores.
Com uma rede de mais de 220 representações no mundo, o Ministério promove os interesses do País no exterior, presta assistência aos cidadãos brasileiros e dá apoio a empresas brasileiras.
Além disso, o Itamaraty organiza as visitas oficiais ao Brasil de Chefes de Estado e de Governo e demais altas autoridades estrangeiras, bem como prepara e operacionaliza as visitas do Presidente da República, do Vice-Presidente da República e do Ministro das Relações Exteriores a outros países.
Com informações do site do Itamaraty
Siga o Ache Concursos no G o o g l e News e receba alertas e as principais notícias sobre concursos, empregos, estágios, governo e benefícios sociais.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.