Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) abrirá concurso em breve. Ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior, autorizou abertura de concurso público para 796 vagas de nível médio, técnico e superior para reposição de pessoal e substituição de terceirizados que atuam no órgão. Veja a nova Portaria (PORTARIA Nº 327, de 16 de setembro de 2013) que revoga a anterior.

Do total de vagas previstas, 422 serão para reposição de pessoal no MAPA, em cargos de Fiscal Federal Agropecuário (172), Agente de Atividades Agropecuárias (50), Agente de Inspeção Sanitária e Industrial de Produtos de Origem Animal (100), Administrador (25), Agente Administrativo (50), Bibliotecário (2), Contador (6), Economista (4), Engenheiro (3), Geógrafo (3), Psicólogo (2) e Técnico de Contabilidade (5).

As 374 vagas restantes são para substituição de trabalhadores terceirizados em cargos de Fiscal Federal Agropecuário (60), Auxiliar de Laboratório (70), Técnico de Laboratório (184) e Agente Administrativo (60).

O provimento dos cargos no quantitativo previsto está condicionado à existência de vagas na data da nomeação; à declaração do respectivo ordenador de despesa sobre a adequação orçamentária e financeira da nova despesa à Lei Orçamentária Anual; e à substituição dos trabalhadores terceirizados.

A abertura do concurso e preenchimento das vagas terá como contrapartida a extinção de todos os postos de trabalho terceirizados nos Laboratórios Nacionais Agropecuários - Lanagros e demais unidades laboratoriais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que estão em desacordo com a legislação vigente.

O prazo para publicação do edital de abertura do concurso será de até seis meses e expira na data de 16 de março de 2014.