A Diretoria de Ensino da Marinha (DEnsM) informa que, no período de 22 de julho a 20 de agosto de 2015, estarão abertas as inscrições para concurso público destinado à seleção de 38 candidatos para ingresso nos Quadros Complementares de Oficiais da Marinha (Corpo da Armada e Fuzileiros Navais) em 2015.
Para o Quadro Complementar de Oficiais da Armada (QC-CA) são ofertadas 14 vagas nas áreas de Eletrônica, Máquinas e Sistemas de Armas. Já para o Quadro Complementar de Oficiais Fuzileiros Navais (QC-FN), são 24 vagas nas funções de Eletrônica, Máquinas, Sistemas de Armas e Educação Física. A remuneração inicial não foi informada pelo edital, mas o soldo dos Oficiais é fixado em R$ 5.967,00 pelo Ministério da Defesa, além de benefícios diversos. Veja o edital.
Os candidatos, para concorrerem às funções, devem ser do sexo masculino, ter menos de 29 anos e possuírem formação em nível superior na especialidade correspondente, conforme especificado no edital. Do total de vagas, 20% é destinado a candidatos negros ou pardos.
As inscrições abrem a partir das 08h do dia 22 de julho e se estendem até às 23h59min do dia 20 de agosto de 2015, devendo serem feitas nos sites www.ensino.mar.mil.br ou www.ingressonamarinha.mar.mil.br. O valor da taxa de inscrição é de R$ 55,00.
O concurso será constituído das seguintes etapas: prova escrita de conhecimentos, prova de redação, inspeção de saúde, teste de aptidão física, verificação de dados biográficos e Curso de Formação de Oficiais (CFO).
A prova objetiva terá duração de 4 horas, totalizando 50 questões sobre conhecimentos profissionais específicos de acordo com cada área a ser pleiteada.
As provas serão realizadas em data e horário a serem definidos posteriormente, nas cidades de Rio de Janeiro/RJ, Vila Velha/ES, Salvador/BA, Natal/RN, Olinda/PE, Fortaleza/CE, Belém/PA, São Luís/MA, Rio Grande/RS, Porto Alegre/RS, Florianópolis/SC, Ladário/MS, Brasília/DF, São Paulo/SP, Manaus/AM e Cuiabá/MT.
O candidato aprovado e classificado na Seleção Inicial fará o Curso de Formação de Oficiais (CFO), realizado no Centro de Instrução Almirante Wandenkolk (CIAW). O candidato ingressará na graduação de Guarda-Marinha e durante o curso receberá remuneração de acordo com a sua graduação, como previsto na Lei de Remuneração dos Militares, além de receberem alimentação, uniforme, assistência médico-odontológica, psicológica, social e religiosa. O CFO terá a duração de, aproximadamente, 36 semanas.
Siga o Ache Concursos no G o o g l e News e receba alertas e as principais notícias sobre concursos, empregos, estágios, governo e benefícios sociais.