A Diretoria de Ensino da Marinha (DEnsM) anunciou nesta quarta feira (19) que realizará concurso público de admissão às Escolas de Aprendizes-Marinheiros (CPAEAM) com o intuito de ocupar 2.200 cargos vagos em vários estados da federação. As inscrições estão previstas para iniciarem no dia 21 de fevereiro e se estendem até o dia 20 de março.
O Curso de Formação de Marinheiros será conduzido sob regime de internato, inteiramente gratuito e tem duração de um ano letivo, realizado em um único período escolar de 48 semanas, no qual serão ministradas disciplinas do Ensino Básico e do Ensino Militar-Naval. Durante este curso, além de serem proporcionados alimentação, uniforme, assistência médico-odontológica, psicológica, social e religiosa, o Aprendiz-Marinheiro receberá remuneração pertinente à sua graduação, como previsto na Lei de Remuneração dos Militares.
A exigência para tentar o ingresso no curso é possuir ensino fundamental completo e ter idade entre 18 e 22 anos, além de ser do sexo masculino.
As inscrições poderão ser feitas pela internet, através do site www.ensino.mar.mil.br, ou de forma presencial, nos endereços informados no edital do concurso.
Os exames consistirão de prova escrita objetiva de caráter eliminatório e classificatório, com 50 questões de conhecimentos gerais de Matemática, Português e Ciências; Inspeção de Saúde; Teste de Aptidão Física; Avaliação Psicológica; Verificação de Dados Biográficos e Verificação de Documentos. Todas as etapas são eliminatórias.
Serão convocados para a realização dos eventos complementares de Inspeção de Saúde (IS) e Teste de Aptidão Física (TAF), até o limite de 4.400 candidatos não eliminados, entre aqueles com as maiores notas na prova escrita. A data e horários das provas ainda estão por ser definidas.
As provas e exames acontecerão nas seguintes cidades: Rio de Janeiro/RJ; São Pedro da Aldeia/RJ; Angra dos Reis/RJ; Nova Friburgo/RJ; Vila Velha/ES; Salvador/BA; Natal/RN; Olinda/PE; Fortaleza/CE; Belém/PA; São Luis/MA; Rio Grande/RS; Porto Alegre/RS; Florianópolis/SC; Florianópolis/SC; Ladário/MS Brasília/DF; São Paulo/SP; Manaus/AM e Santos/SP.
Ao concluir o curso com aproveitamento, o aprendiz prestará juramento à Bandeira, assumindo compromisso de tempo de serviço, por um período de 2 anos, contados a partir do dia imediato ao do término do Curso de Formação de Marinheiros.
Siga o Ache Concursos no G o o g l e News e receba alertas e as principais notícias sobre concursos, empregos, estágios, governo e benefícios sociais.