No Diário Oficial da União desta quinta-feira, 20 de agosto, o Ministério Público da União (MPU) divulgou edital de convocação de aprovados em concurso público de 2013. Os candidatos dispostos em classificação nacional para provimento de vagas nos cargos de Analista e de Técnico do Ministério Público da União devem realizar a opção pela localidade, conforme anexos do edital no D.O.U.
Os candidatos convocados devem formalizar sua opção por meio de preenchimento de formulário específico enviado por e-mail, que deverá ser remetido no prazo de 48 horas a contar do horário do envio do formulário. O candidato que não manifestar sua opção na forma e prazo estabelecidos será considerado desistente nos termos do edital, mesmo que se mantenha ativo na classificação nacional.
O certame de 2013 ofertou 263 vagas e formação de cadastro reserva em cargos de nível médio e superior, nas funções de Técnico e Analista do MPU, recebendo mais de 68 mil candidatos inscritos.
As vagas foram distribuídas entre os estados do Acre, Piauí, Alagoas, Distrito Federal, Goiás, Rio Grande do Sul, São Paulo, Amapá, Amazonas, Bahia, Rondônia, Tocantins, Pernambuco, Maranhão, Pará, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Mato Grosso e Paraíba. Das vagas abertas, 5% foram destinadas aos portadores de deficiência. Veja edital completo.
Para o cargo de Analista do MPU, que exige formação em nível superior completo na área, as vagas foram para as especialidades de Arquivologia, Biblioteconomia, Comunicação Social, Educação, Estatística, Finanças e Controle, Gestão Pública, Planejamento e Orçamento, Clínica Médica, Psiquiatria, Antropologia, Arquitetura, Contabilidade, Economia, Engenharia Agronômica, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Segurança do Trabalho, Engenharia Elétrica, Engenharia Florestal, Engenharia Mecânica, Engenharia Sanitária, Geografia, Medicina, Medicina do Trabalho, Oceanografia, Enfermagem, Odontologia, Psicologia, Serviço Social, Desenvolvimento de Sistemas e Suporte e Infraestrutura. A remuneração prevista no momento do edital era de R$ 7.506,54 por jornada de 40 horas semanais.
Já para cargo de Técnico do MPU há vagas nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação, Enfermagem e Saúde Bucal. Funções exigem nível médio e curso técnico na área, e tem salário de R$ 4.575,15 por carga horária semanal de 40 horas.
Os candidatos foram avaliados e selecionados mediante aplicação de prova objetiva para todos os cargos, composta por 120 questões de língua portuguesa, noções de direito administrativo e constitucional, legislação aplicada ao MPU, noções de perícia e relações humanas (exceto para o cargo de Perícia), legislação aplicada ao MPU, ética no serviço público, raciocínio lógico, noções de informática e atualidades (salvo exceções para determinados cargos, conforme consta especificado no edital). Teve, também, prova discursiva para Analista do MPU.
Prazo de validade do concurso para aproveitamento dos aprovados era de dois anos, com possibilidade de prorrogação uma única vez, por igual período.
Siga o Ache Concursos no G o o g l e News e receba alertas e as principais notícias sobre concursos, empregos, estágios, governo e benefícios sociais.