O Ministério das Relações Exteriores divulgou hoje, através do Diário Oficial da União, a abertura do Curso de Preparação à Carreira de Oficial de Chancelaria, convocando os aprovados no concurso realizado entre 2015 e 2016 no cargo de nível superior integrante do Serviço Exterior Brasileiro. Veja a convocação.
São 60 convocados para ingresso no curso coordenado pela Comissão Organizadora de Preparação à Carreira de Oficial de Chancelaria, a ser realizado no Palácio do Itamaraty, localizado na Esplanada dos Ministérios, em Brasília-DF.
O curso terá duração de 5 dias, entre 11 e 15 de abril de 2016, das 9:00 às 13:00 e das 14:00 às 18:00 horas, e durante esse período os alunos farão jus a um auxilio financeiro, de acordo com a legislação vigente, porém as despesas decorrentes da participação em todas as etapas e procedimentos do Curso de Preparação correrão por conta do candidato. O curso tem 40 horas de duração, possui caráter classificatório e eliminatório e, devido ao seu curto período de duração, os alunos devem obter 100% de presença para serem aprovados.
No dia 15 de abril, os alunos deverão passar pela Avaliação Final, que será aplicada no Instituto Rio Branco, localizado no Setor de Administração Federal Sul, Brasília-DF, no horário das 9:00 às 13:00. O candidato deverá comparecer ao local designado para a realização da Avaliação Final com antecedência mínima de 1 hora do horário fixado para o seu início.
Convocação e matricula
Os candidatos serão convocados apenas uma vez através de edital especifico, que deverá ser divulgado no endereço eletrônico da FGV - http://fgvprojetos.fgv.br/ e devem preencher o formulário de matricula no mesmo endereço.
O concurso
O concurso abriu suas inscrições no dia 16 de novembro de 2015, com 60 vagas para candidatos graduados em nível superior em qualquer área de atuação. A remuneração inicial do Oficial de Chancelaria é de R$ 7.292,02 por jornada de trabalho de 40 horas semanais. De acordo com o edital lançado na época, 20% das 60 vagas foi destinado a candidatos afrodescendentes. Veja o edital do concurso.
Para chegar até o curso de formação os candidatos passaram por provas objetivas, que aconteceram no dia 31 de janeiro de 2016 nas cidades de Brasília-DF, Rio de Janeiro-RJ, São Paulo-SP, Recife-PE, Porto Alegre-RS e Belém-PA. Elas foram compostas de 80 questões de múltipla escolha nas áreas de língua portuguesa, língua inglesa, noções de direito, noções de contabilidade e raciocínio lógico; além de passarem também por um prova discursiva na mesma data.
A validade do concurso será de dois anos, contados a partir da data de homologação do resultado final, podendo ser prorrogados pelo mesmo período, a critério da Administração Pública.
Siga o Ache Concursos no G o o g l e News e receba alertas e as principais notícias sobre concursos, empregos, estágios, governo e benefícios sociais.