Os interessados em participar do concurso público do Ministério das Relações Exteriores para preencher vagas no cargo de Oficial de Chancelaria têm até o fim do dia 16 para realizar inscrição. Após Planejamento autorizar o certame, Diário da União de 9 de novembro divulgou normas relativas do concurso para carreira de nível superior.
São 60 vagas abertas para cargo de Oficial de Chancelaria do quadro de pessoal do Ministério das Relações Exteriores, função que exige nível superior em qualquer área de formação e tem salário inicial de R$ 7.292,02. Confira o edital.
A carreira de Oficial de Chancelaria, juntamente com diplomatas e assistentes de chancelaria, faz parte do Serviço Exterior Brasileiro, compondo uma das carreiras do quadro do Ministério de Relações Exteriores. O oficial irá administrar as representações brasileiras no exterior, bem como administrar o Ministério das Relações Exteriores, recursos humanos e cerimonial. A função do oficial de chancelaria é fazer o ministério funcionar.
Segundo o edital, os candidatos nomeados serão lotados no Ministério das Relações Exteriores e terão exercício em Brasília-DF na Secretaria de Estado das Relações Exteriores no Brasil, por pelo menos 2 anos.
As inscrições no concurso poderão ser feitas até 16 de dezembro de 2015, pela internet, através do site da organizadora FGV - www.fgv.br/fgvprojetos/concursos/mre. A taxa de inscrição está fixada em R$ 120,00.
O concurso terá aplicação de prova objetiva com 80 questões sobre língua portuguesa, língua inglesa, noções de direito, noções de contabilidade e raciocínio lógico; além de prova discursiva e curso de preparação à carreira.
As provas ocorrerão cidades de Brasília-DF, Rio de Janeiro-RJ, São Paulo-SP, Recife-PE, Porto Alegre-RS e Belém-PA, no dia 31 de janeiro de 2016 em locais divulgados no endereço eletrônico da FGV.
A atuação dos empossados também poderá ocorrer em consulados, realizando serviços de vistos, atendimento de brasileiros e na busca de desaparecidos. Segundo a Presidente da Associação dos Oficiais de Chancelaria (Asof), Soraya Castilho, a carreira tem a mesma importância da de diplomata e o oficial "exerce diversas funções extremamente importantes para o ministério, em áreas que vão desde a administração ao trabalho em consulados". Ressalta-se, ainda, que a carreira exige, obrigatoriamente, a formação em nível superior em qualquer área.
Último concurso
O último concurso público para o cargo de Oficial de Chancelaria aconteceu em 2008, quando ofertou 150 vagas. O certame, executado pela Fundação Carlos Chagas (FCC), reservou 5% das vagas aos candidatos portadores de deficiência.
As avaliações da seleção foram compostas de prova objetiva, com exigência dos conhecimentos em língua portuguesa e inglesa, além de noções de direito, contabilidade, raciocínio lógico e de informática; e prova de redação.
Siga o Ache Concursos no G o o g l e News e receba alertas e as principais notícias sobre concursos, empregos, estágios, governo e benefícios sociais.