A Polícia Militar do Distrito Federal (PM-DF) divulgou nesta segunda-feira, 28 de novembro, o edital de seu novo concurso público, organizado para selecionar servidores para cargos de Oficiais Capelães. São 4 vagas, sendo somente 1 delas para preenchimento imediato.
De acordo com o documento normativo, são duas vagas para Capelão Sacerdote da Igreja Católica Apostólica Romana, somente do sexo masculino, com uma chance de ingresso imediato e a outra para cadastro reserva. As outra duas vagas são somente para cadastro reserva e podem ser disputadas por pessoas de ambos os sexos, na função de Capelão Pastor Evangélico. O salário será de R$ 10.147,13, no grau hierárquico de Aspirante-a-Oficial Policial Militar.
Para concorrer, o interessado deve ser pastor de igreja evangélica cristã ou sacerdote da Igreja Católica Apostólica Romana há pelo menos três anos, com comprovação por documento oficial emitido pela autoridade eclesiástica a que estiver subordinado, além de ter idade mínima de 18 e máxima de 35 anos e ter diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior em Teologia, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).
O Oficial Capelão deverá prestar assistência religiosa e espiritual aos policiais militares, aos servidores civis e suas respectivas famílias, bem como atender a encargos relacionados com as atividades de educação moral e outras próprias do oficial policial militar, de acordo com a formação religiosa exigida e os parâmetros institucionais e estratégicos da PM-DF.
Também será função dos Capelães, a ministração dos ofícios e sacramentos (missa, culto, batismo, ceia, casamento etc.) conforme o rito das religiões especificadas; palestras e cursos; palavras de reflexão em liberação de policiamento; visitação hospitalar, prisional e domiciliar; exéquias; aconselhamento, atividades administrativas e militares próprias do oficialato policial militar. Confira o edital
Inscrições
O concurso está sendo organizado pelo Instituto Americano de Desenvolvimento (IADES) e as inscrições devem ser feitas por meio de seu endereço eletrônico - www.iades.com.br entre os dias 26 de dezembro de 2016 e 31 de janeiro de 2017. A taxa da participação é de R$ 92,00.
O concurso terá as seguintes etapas de seleção:
- Provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório;
- Prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório;
- Testes de aptidão física, de caráter eliminatório;
- Exames biométricos e avaliação médica, de caráter eliminatório;
- Avaliação psicológica, de caráter eliminatório;
- Sindicância da vida pregressa e investigação social, de caráter eliminatório; e
- Prova de títulos, de caráter classificatório.
As provas objetivas têm a previsão de aplicação para 3 de março de 2017, para todos os inscritos. Elas serão compostas por 60 questões de múltipla escolha, sendo 25 sobre conhecimentos gerais nas áreas de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Legislação Aplicável a Polícia Militar do Distrito Federal; e Direitos Humanos; e 35 sobre conhecimentos específicos ao cargo.
Um dia após as provas, o IADES divulga em seu site os gabaritos preliminares da etapa, abrindo o prazo para a interposição de recursos administrativos.
O prazo de validade do concurso será de dois anos, contados a partir da data de publicação de homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.
Siga o Ache Concursos no G o o g l e News e receba alertas e as principais notícias sobre concursos, empregos, estágios, governo e benefícios sociais.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.