Na última quarta-feira, 11 de fevereiro, o governador do estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, autorizou a abertura de processo seletivo para a Polícia Militar do estado, prevendo a oferta de 3.714 vagas para o cargo de soldado de 2ª classe em dois editais, a serem divulgados ainda em 2015. A função tem exigência de ensino médio e possui remuneração inicial de R$ 2.901,00. Além disso, o candidato deve ter idade entre 18 e 30 anos, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias B ou E, além de possuir altura mínima de 1,65m para homens e 1,60m para mulheres.
Na ocasião do evento de entrega de 216 novas viaturas para a Polícia Militar de SP, o governador afirmou ser "uma medida muito importante para o Estado e esses novos policiais vão aumentar o efetivo da Polícia".
Além do concurso público, o governo do estado também autorizou promoções de carreiras das polícias Técnico-Científica e Civil. Ao todo, serão promovidos 147 profissionais que atuam na Superintendência da Polícia Técnico-Científica (SPTC) abrangendo os cargos de peritos (59), médios legistas (25), fotógrafos (19), técnico-periciais (19), auxiliares de necropsia (18), atendentes de necrotério (24) e desenhistas técnico-periciais (2); e 346 na Polícia Civil, nos cargos de investigadores (320) e papiloscopistas (26).
A previsão é de que a seleção ocorra a partir de dois editais de concursos públicos, da mesma forma que aconteceu em 2014. Com isso, o primeiro edital deve sair ainda no primeiro semestre deste ano. O número de vagas é indefinido, porém a estimativa é de que sejam abertas 3.714 vagas. Confira o edital de abertura do Concurso Soldado PM-SP 2014.
Provas
O último concurso da PM constou de prova escrita objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, redação, de caráter eliminatório e classificatório, prova de condicionamento físico, de caráter eliminatório, exames de saúde, de caráter eliminatório, investigação social, de caráter eliminatório, e análise de documentos e títulos, de caráter eliminatório e classificatório.
Os conteúdos programáticos exigidos para a realização das provas contou com as temáticas de língua portuguesa, matemática, conhecimentos gerais, noções de informática e noções de administração pública, totalizando 50 questões.
O ingresso na Polícia Militar consiste em caráter efetivo, submetido a estágio probatório, que se estende pelo período de dois anos de efetivo exercício e terá início com a matrícula no Curso Superior de Técnico de Polícia Ostensiva e Preservação da Ordem Pública na graduação de Soldado PM de 2ª Classe. Concluído o curso com aproveitamento, o Soldado PM de 2ª Classe iniciará o estágio administrativo operacional, até ser enquadrado como Soldado PM de 1º Classe.
A Polícia Militar do Estado de São Paulo (PM-SP) tem por função primordial a polícia ostensiva e a preservação da ordem pública paulista. Para fins de organização é uma força auxiliar e reserva do Exército Brasileiro, e integra o Sistema de Segurança Pública e Defesa Social brasileiro, subordinada ao Governo do Estado de São Paulo através da Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP). Atualmente, em efetivo, é a maior polícia do Brasil e a terceira maior Instituição Militar da América Latina, contando com aproximadamente 100.000 policiais.
Com informações do Governo do Estado de São Paulo.
Siga o Ache Concursos no G o o g l e News e receba alertas e as principais notícias sobre concursos, empregos, estágios, governo e benefícios sociais.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.