A Prefeitura de Feira de Santana, Bahia, abriu nesta terça (10) as inscrições do concurso público que pretende preencher 100 vagas de nível superior na carreira de Professor municipal de diversas disciplinas de ensino. Desse total, há reserva de 31 vagas para alunos oriundos de escola pública e bolsista de escola particular, 21 para candidatos afrodescendentes e indígenas e quatro para pessoas com deficiência.

O candidato aprovado que concorrer às vagas reservadas, deverá comprovar as informações no momento da apresentação dos documentos para nomeação. Será excluído da lista específica o candidato que não tiver comprovado vínculo como aluno oriundo da escola pública ou bolsista de escola particular, assim como negros ou deficientes, passando a figurar apenas na lista de ampla concorrência. Segundo o secretário de Administração, João Marinho Gomes Júnior, o último concurso para professores ofereceu 50 vagas. "Foram publicados sete editais convocando estes profissionais, com o total de 538 novos professores na rede, pouco mais de dez vezes o que oferecemos no edital", citou. Os novos servidores serão chamados de acordo com a necessidade das escolas municipais.

São 60 vagas para Professor de Pedagogia, 13 vagas para Professor de Educação Física, cinco para Professor de Língua Portuguesa, cinco para Professor de Arte, quatro para Professor de Ciências, cinco para Professor de Matemática, quatro para Professor de História e quatro para Professor de Geografia. O salário da função é de R$ 2.009,13 por jornada de 20 horas de trabalho na semana.

As inscrições serão realizadas no site da AOCP: www.aocp.com.br entre os dias 10 de julho e 6 de agosto de 2018. As taxas de participação são de R$ 100,00 e pessoas com deficiência que comprovem renda familiar de até dois salários mínimos e inscritos em programas sociais do governo federal (CadUnico) podem solicitar isenção da taxa até o dia 17 de julho pelo site da organizadora.

As avaliações serão compostas de prova objetiva com questões de Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico e Matemático e Conhecimentos Específicos; e prova discursiva, avaliando atendimento ao tema, informatividade e argumentação articuladas à temática proposta, atendimento à norma padrão da Língua Portuguesa, coerência (progressão, articulação, não-contradição), coesão referencial e sequencial (intra e entre parágrafos), atendimento à tipologia textual (estrutura e organização do texto dissertativo, argumentativo, expressividade e adequação vocabular). As etapas acontecerão no dia 2 de setembro.

Outra fase avaliativa dos aprovados na prova objetiva será a prova de títulos, a ser realizada em data posterior. Serão pontuados especialização, mestrado e doutorado.

A validade do concurso será de dois anos contados a partir da homologação de resultado, prazo que pode ser prorrogado uma vez pelo mesmo período. Veja mais no edital do concurso de Feira de Santana-BA.