A Prefeitura de Niterói, no Rio de Janeiro, encerra hoje o prazo de inscrições de concurso público. São abertas 30 vagas para a Secretaria de Planejamento, Modernização da Gestão e Controle (Seplag), com atuação na Controladoria e Auditoria do município. Os cargos exigem nível superior e têm salários de R$ 5.500,00, por 40 horas de trabalho por semana.

As inscrições acontecem pelo site de concursos da Fundação Getúlio Vargas (FGV Projetos): fgvprojetos.fgv.br/concursos/seplag. As taxas de participação são de R$ 120,00.

Para Analista de Políticas Públicas e Gestão Governamental são 16 vagas na área de Gestão Governamental, para candidatos com nível superior em qualquer área, e quatro vagas para Gestão de Tecnologia, para candidatos de nível superior nas áreas de Ciências da Computação, Engenharia Eletrônica ou Engenharia Elétrica. A atuação dos profissionais será nas áreas de planejamento e orçamento governamentais, gestão de pessoas, gestão da tecnologia da informação, gestão de recursos logísticos, gestão de recursos materiais, gestão do patrimônio, gestão de processos participativos, modernização da gestão e a racionalização de processos. 

Para Auditor Municipal de Controle Interno são quatro vagas para Auditoria Governamental, para candidatos graduados em Ciências Contábeis, e seis para Controladoria, para candidatos de nível superior nas áreas de Direito, Engenharia, Economia, Administração, Estatística, Matemática ou Ciências Atuariais. Os profissionais irão atuar na execução de atividades de controle interno, correição, ouvidoria e promoção da integridade pública, bem como a promoção da gestão pública ética, responsável e transparente, na administração direta e indireta do município de Niterói; na execução de auditorias, fiscalizações, diligências e demais ações de controle e de apoio à gestão,nas suas diversas modalidades, relacionadas à aplicação de recursos públicos, bem como à administração desses recursos, examinando a legalidade, legitimidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, economicidade, eficiência e efetividade dos atos governamentais, em seus aspectos financeiro, orçamentário, contábil, patrimonial e operacional, podendo, inclusive, apurar atos ou fatos praticados por agentes públicos ou privados na utilização de recursos do Município; e na realização de estudos e trabalhos técnicos que promovam o incremento da transparência pública, a participação da sociedade civil na prevenção da corrupção e o fortalecimento do controle social.

Os candidatos serão avaliados por meio de prova objetiva, prova discursiva, prova de títulos e sindicância de vida pregressa. 

As etapas objetiva e discursiva acontecem em 6 de maio, nas cidades de Niterói e Rio de Janeiro. Serão 80 questões de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Raciocínio Lógico Direito Administrativo e Constitucional, Administração Financeira e Orçamentária Administração e Políticas Públicas e Gestão Governamental para Analista - Gestão Governamental; Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Raciocínio Lógico, Noções de Direito Administrativo e Constitucional e Conhecimentos Específicos para Analista - Gestão de Tecnologia; Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Raciocínio Lógico, Direito Administrativo e Constitucional, Administração Financeira e Orçamentária, Contabilidade Pública, Auditoria Governamental, Controle e Gestão Pública e Contabilidade Geral para Auditor - Auditora; Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Raciocínio Lógico, Direito Administrativo e Constitucional, Administração Financeira e Orçamentária, Controle e Gestão e Legislação Específica para Auditor - Controladoria. A prova discursiva terá três questões para Analista e duas questões para Auditor.

A validade será de dois anos a partir da homologação de resultado, prazo que pode ser prorrogado uma vez pelo mesmo período. Veja o edital do concurso.