No estado do Ceará, a Prefeitura do município de Sobral, cidade com mais de 200 mil habitantes está com um novo concurso aberto para admissão de pessoal na Secretaria Municipal de Educação. O novo certame oferece 162 vagas para ingresso no cargo de Professor, que tem requisito de graduação em Licenciatura Plena na área de atuação do cargo pretendido. O salário oferecido pela administração aos servidores empossados será de R$ 1.102,85 por jornada de trabalho de 20 horas semanais.

A organização, execução e realização do concurso está sob a responsabilidade da Universidade Estadual do Vale do Acaraú, que divulgou o edital normativo da seleção com a distribuição das vagas nas áreas de Educação Infantil e Ensino Fundamental Inicial (137), Matemática (15) e Inglês (10). Ainda de acordo com o documento, 9 das 162 vagas serão destinadas aos candidatos portadores de deficiência. Veja o edital.

Os candidatos que desejarem concorrer às vagas devem acessar o endereço eletrônico da organizadora - http://concursos.uvanet.br entre os dias 30 de maio e 17 de junho de 2016, e proceder a inscrição através do pagamento de uma taxa de R$ 50,00.

Os candidatos serão avaliados e classificados através de 4 fases de avaliação. A primeira delas corresponde a uma Prova Objetiva, composta de 50 questões de múltipla escolha, sendo 15 de Língua Portuguesa, 10 questões de Matemática, 3 questões de História, 3 de Geografia, 3 de Ciências, 10 de conhecimento sobre Educação Infantil e Alfabetização, 3 questões sobre Educação Pública Municipal de Sobral e 3 questões sobre Conhecimentos Didáticos. Esta etapa é classificatória e eliminatória. A segunda fase é uma Prova de Redação, que consiste na composição de um texto de no minimo 15 e no máximo 30 linhas em forma de prosa sobre um tema que ainda deve ser definido pela organização do concurso. Esta etapa acontecerá juntamente com a primeira.

Os candidatos aprovados nas duas primeiras fases passarão para a terceira fase que consiste numa prova Didática, em que o concorrente deve apresentar à banca, em no máximo 40 minutos, um Plano de Aula. Já a quarta etapa será de Prova de Títulos, que consiste na entrega de documentos de formação e títulos para pontuação.

A aplicação das provas objetivas e de redação está prevista para o dia 17 de julho de 2016 em locais a serem ainda informados pela organizadora em seu site.

Os ocupantes dos cargos ficarão sujeitos ainda ao cumprimento obrigatório do estágio probatório de três anos entre a posse e a investidura permanente. Para efeito de nomeação, o concurso terá validade pelo prazo de dois anos, a contar da data da sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período, por ato da autoridade competente.