Desde o ano passado é sabido que a Receita Federal do Brasil pretende promover novos concursos públicos para 2015. Desde então, muitas pessoas já se preparam para esta que é uma das seleções mais concorridas do país.

Em junho de 2014, a assessoria de imprensa da RFB informou que encaminhou para discussão com o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão a inclusão da abertura de novos processos seletivos no orçamento de 2015. A previsão é de que sejam abertas vagas para Auditor Fiscal e Analista Tributário, cujos salários são de R$ 9.171,88 e de R$ 15.338,44, respectivamente. Além disso, há previsão de vagas voltadas à área administrativa.

Um dos maiores objetivos de um novo concurso público da RFB é suprir a demanda de trabalho, além de reverter a defasagem no quadro de funcionários, ocasionada pelos casos de aposentadorias ou afastamento por problemas de saúde.

O último concurso aconteceu em 2012 e selecionou 750 candidatos para a função de Analista Tributário, cuja lotação se deu em diversas unidades da Receita em todo o país. Também, em 2014 aconteceu a seleção para o cargo de Auditor Fiscal. De acordo com a RFB, seria necessário um total de 16.000 Analistas Tributários para suprir a atual demanda de trabalho, uma vez que a Receita conta com 7.900 profissionais do referido cargo, ou seja, é preciso ainda selecionar aproximadamente 9.000 servidores.

Além disso, segundo o coordenador geral de Gestão de Pessoa da Receita Federal, o órgão opera com 49% do limite de sua ocupação, pois tem autorizado um quadro de 20.000 Auditores Fiscais, além dos 16.000 Analistas Tributários.