Foi publicado após as 21 horas de quarta-feira, 07 de novembro, o resultado final nas provas objetivas e o resultado provisório na prova discursiva do concurso do Ministério Público da União - MPU. O Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) coordenou a seleção que teve 264.924 inscritos concorrendo a 47 vagas imediatas e cadastro reserva nas carreiras de Técnico - Área Administrativa e Analista - Área Direito - veja o resultado.
Os candidatos passaram por prova objetiva (todos) e prova discursiva (apenas para Analista). As provas aconteceram em todas as capitais no dia 21 de outubro e tiveram 120 questões sobre conhecimentos gerais e específicos, do tipo Certo e Errado, onde cada acerto soma um ponto e cada erro desconta um ponto da nota final - marcação dupla ou não marcação não somam nem subtraem pontos. As provas valem 120 pontos e será aprovado na etapa quem atingir 10 pontos na área de conhecimentos básicos (vale 50 no total); 21 pontos na prova de conhecimentos específicos, que vale 70 pontos; e 36 pontos no conjunto das duas provas.
Os resultados poderão ser consultados também pelo Cebraspe, em http://www.cespe.unb.br/concursos/mpu_18/ por meio de consulta individual.
A validade do concurso será de 2 anos e poderá ainda ser prorrogado uma única vez por igual período pela administração do MPU, segundo o edital de abertura.
Para Analista do MPU são 36 vagas para lotação nos estados de AM (3), AP (1), BA (2), DF (5), ES (1), GO (1), MS (2), MT (4), PA (5), RJ (2), RO (4), RS (5) e SC (1). O salário do cargo é de R$ 11.259,81 e a exigência para concorrer é ter diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Direito, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.
Já para Técnico do MPU o requisito é de apenas nível médio completo e a remuneração inicial é de R$ 6.862,72. São 11 vagas imediatas e cadastro reserva para lotação nos estados do Acre (1), Amapá (1), Distrito Federal (4), Minas Gerais (2), Rio de Janeiro (1) e Rio Grande do Sul (2). O MPU formará um cadastro reserva e poderá também convocar aprovados em outros estados, conforme a necessidade no decorrer da validade.
A convocação dos aprovados se dará nos quatro ramos que compõem o MPU (Ministério Público Federal, Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, Ministério Público Militar e Ministério Público do Trabalho) e da Escola Superior do Ministério Público da União. Além da listagem de classificação por UF de vaga a que concorreram, os candidatos aprovados também serão listados pela classificação geral no cargo (reunindo-se todos os aprovados, independentemente de UF). O candidato aprovado e classificado poderá ser nomeado, no âmbito do MPU, para UF de vaga diversa daquela para a qual foi aprovado, onde não haja candidato aprovado, ficando a nomeação condicionada a edital de convocação expedido pelo MPU e a manifestação de interesse do candidato, sem quaisquer ônus para a Administração.
Siga o Ache Concursos no G o o g l e News e receba alertas e as principais notícias sobre concursos, empregos, estágios, governo e benefícios sociais.