O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) avaliou nos dias 26 e 27 de outubro de 2013, os mais de 7 milhões de inscritos na seleção em todo o Brasil. O Enem é a principal porta de entrada de estudantes para ingresso em cursos de nível superior nas Universidades Federais de todo o país, e vem sendo também bastante utilizado em instituições particulares, que utilizam os resultados para classificação dos acadêmicos, além de ser critério de análise e avaliação para concessão de bolsas de estudo (PROUNI).

O exame constou de 4 provas objetivas sobre quatro áreas de conhecimento, com 45 questões de múltipla escolha cada, além de uma redação.

Os cadernos de provas tiveram cinco cores diferentes: azul, amarelo, branco, rosa e cinza, e o candidato só poderia sair do local de prova, depois de, no mínimo, 2 horas do início da mesma.

Os resultados das provas objetivas do ENEM foram divulgados pelo INEP hoje(4) e podem ser consultados por meio de consulta individual no site do MEC - Veja seu RESULTADO.

Por apresentar anualmente um grande número de inscritos, e ter um alto custo para aplicação das provas, o exame ocorre somente uma vez por ano. Veja quadro das provas aplicadas no ENEM 2013 e os conteúdos que foram cobrados:


Prova 01:

 

26/10/2013

 

Duração de 04:30 horas

Ciências Humanas e suas Tecnologias

História, Geografia, Filosofia e

Sociologia

 

Ciências da Natureza e suas Tecnologias

 

Química, Física e Biologia

Prova 02:

 

Data: 27/10/2013

 

Duração de 05:30 horas

 

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e

Redação

Língua Portuguesa, Literatura,

Língua Estrangeira (Inglês ou

Espanhol), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e

Comunicação

 

Matemática e suas Tecnologias

Matemática

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

Redação

A Prova de redação ocorreu no segundo dia de realização do Enem, em 27 de outubro de 2013, juntamente com a prova objetiva de Linguagens, Códigos, Tecnologias e Matemática, e teve duração máxima de 5 horas e 30 minutos.

A redação envolve a produção de um texto dissertativo-argumentativo de, no máximo, 30 linhas, desenvolvido a partir de uma situação-problema e de subsídios oferecidos sob a forma de textos motivadores. O participante deve desenvolver uma reflexão escrita sobre um tema de ordem política, social ou cultural. O texto dissertativo-argumentativo envolve a defesa de um ponto de vista sobre determinado assunto. Nele, a opinião do autor é fundamentada com explicações e argumentos, sempre buscando defender o seu ponto de vista, mas sem ignorar outros aspectos.

Nota no ENEM 2013

As notas do ENEM de 2013 seguirão o seguinte padrão de avaliação:

A prova de redação vale de 0 a 1.000 pontos, sendo avaliados os seguintes aspectos de 0 a 200 pontos cada:

I- Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita.

II- Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

III- Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

IV- Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

V- Elaborar proposta de solução para o problema abordado, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.

Já o modelo utilizado para quantificar a nota de cada candidato nas questões objetivas do ENEM de 2013, é o logístico de três parâmetros que envolve discriminação, dificuldade e acerto casual.

Em avaliações onde o acerto casual é possível, caso do ENEM, a medida de proficiência da TRI (Teoria de Resposta ao Item) leva em conta não só o número de acertos, mas também o padrão de respostas do aluno. Em outras palavras, dois alunos com o mesmo escore podem receber notas diferentes. Receberá maior proficiência aquele aluno que tiver respostas corretas nos itens considerados mais difíceis da prova, de acordo com o número de acertos de todos os candidatos em determinada questão.

De acordo com o modelo de avaliação utilizado pelo Enem, entende-se que questões mais difíceis valem mais pontos em relação as fáceis, mas a correção se baseia em um sistema de pontuação em que a avaliação de uma pergunta depende do padrão de respostas de todos os candidatos. O aluno que acerta as questões mais fáceis, quando acerta uma de maior dificuldade ganhará mais pontos, porque houve coerência na prova. Todavia, um aluno que errar grande parte de questões fáceis e acertar uma dificílima de mesma área de conhecimentos, pode ser interpretado como "chute". É mais importante para a nota final do candidato, a regularidade do inscrito em todas as áreas, do que o mesmo gabaritar uma área de conhecimentos e obter um desempenho fraco em outras. Para entender melhor como funciona a avaliação do ENEM, veja o edital da TRI.

Finalidade do ENEM

Além de avaliar o nível geral dos estudantes de ensino médio em diferentes áreas de conhecimentos, o Inep encaminhará os dados e os resultados dos participantes à Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (SESu/MEC) e às Instituições de Educação Superior públicas ou privadas, de acordo com critérios, diretrizes e procedimentos definidos em regulamentação específica de cada ente, para utilização no ingresso em cursos de nível superior.

Os resultados das provas objetivas do Enem 2013 poderão ser utilizados como mecanismo único, alternativo ou complementar de acesso à Educação Superior, bastando para tanto a adesão por parte das Instituições de Educação Superior (IES). Para maiores informações sobre todas as etapas do Enem de 2013, veja o edital do exame.