A Mesa Diretora do Senado decidiu nomear 90 aprovados do seu último concurso, que aconteceu no ano de 2012. Desse total, 75 nomeações já foram publicadas no Diário Oficial da União desta quarta feira, dia 26.

De acordo com o senador Jorge Viana, primeiro-vice-presidente da Casa, serão nomeados mais 15 policiais legislativos. Segundo ele, a chamada dos aprovados dependia da correção de um ato que vedava nomeações na Polícia Legislativa, alteração que já foi assinada.

As nomeações acontecem neste momento para suprir o grande número de aposentadorias dos últimos dois anos; entre os anos 2012 e 2014, 477 servidores se aposentaram. Ainda estão previstas para este ano 280 novas aposentadorias. As novas contratações representam menos da metade dos cargos vagos no senado - Veja portarias de nomeação.

Os novos servidores serão destinados a 14 setores onde se encontram as maiores carências. Os cargos supridos são nas áreas de processo legislativo, consultoria legislativa, consultoria de orçamento, informática, administração e polícia legislativa.

 O Senado realizou em 2012 a seleção pública que aprovou os candidatos agora nomeados. As inscrições se iniciaram no dia 26 de novembro de 2011 e se encerraram no dia 5 de fevereiro de 2012. No certame foram disponibilizadas 246 vagas para diversos cargos com remuneração de até R$ 23.826,57. De acordo com publicações da Fundação Getúlio Vargas, organizadora da seleção, a prova foi aplicada para mais de 150.000 candidatos, nas 26 capitais dos estados.

Veja ainda: Concursos federais têm inscrições abertas para 4 mil vagas

No dia 11 de março de 2012, durante a aplicação das provas, foram detectadas certas inconsistências técnicas nos exames dos candidatos aos cargos de - Analista Legislativo - Informática Legislativa - Análise de Sistemas; - Analista Legislativo - Saúde e Assistência Social - Enfermagem; como, falta de cadernos de provas em algumas salas e questões que já haviam sido aplicadas em outras provas; fatos que levaram a Fundação Getúlio Vargas a anular tais provas e reaplicá-las no dia 15 de abril - Veja editais do concurso realizado.

O concurso supriu cargos vagos nas especialidades de Consultor Legislativo, Analista Legislativo, Técnico Legislativo e Policial Legislativo.

Com informações da Agência Senado