Estão abertas a partir de hoje(6) as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (SISU) do Ministério da Educação, para estudantes que realizaram o ENEM em 2013 e que buscam ingressar em algum curso de nível superior ofertado por Universidades ou Institutos Federais de Educação. O prazo de inscrição vai até às 23h59m do dia 10 de janeiro, apenas pelo site do SISU, onde o candidato poderá formalizar seu pedido através do número de inscrição e a senha usada no ENEM 2013. Aqueles que esqueceram os dados exigidos poderão recuperá-los também no endereço eletrônico do SISU.
Somente poderá se inscrever no processo seletivo do Sisu referente à primeira edição de 2014 o estudante que tenha participado da edição do Exame Nacional do Ensino Médio - Enem referente ao ano de 2013 e que, cumulativamente, tenha obtido nota acima de zero na prova de redação. Os resultados do ENEM foram divulgados na última sexta-feira(3) e podem ser consultados no site do MEC. Além disso, o estudante poderá optar por até 2 cursos, indicando sua ordem de preferência, sendo vedada a inscrição em mais de uma modalidade de concorrência para o mesmo curso e turno, na mesma instituição de ensino e local de oferta. Segundo o Ministério da Educação, são mais de 171 mil vagas ofertadas em 115 instituições de ensino por todo o país.
As chamadas de acordo com a classificação dos candidatos por ordem de notas obtidas no ENEM ocorrerão em duas datas distintas, sendo: 13 de janeiro e 27 de janeiro de 2014, pelo endereço do SISU na internet. Para critério de desempate serão observados, nessa ordem, os seguintes resultados: Nota obtida na redação; nota obtida na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; nota obtida na prova de Matemática e suas Tecnologias; nota obtida na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e nota obtida na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias.
A matrícula dos candidatos convocados na primeira chamada ocorrerá nos dias 17, 20 e 21 de janeiro, enquanto que aqueles convocados na segunda chamada deverão efetivar sua matrícula nos dias 31 de janeiro, 3 e 4 de fevereiro de 2014. Caso o candidato não seja convocado nas duas chamadas, poderá ainda se inscrever na lista de espera, podendo ser convocado para ingresso no curso escolhido em primeira opção, nas vagas não ocupadas pelas chamadas regulares.
Veja o edital completo publicado pelo DIário Oficial da União para ingresso am alguma Universidade Federal pelo SISU.
Siga o Ache Concursos no G o o g l e News e receba alertas e as principais notícias sobre concursos, empregos, estágios, governo e benefícios sociais.