O Tribunal de Justiça do estado de Minas Gerais (TJ-MG) vai abrir nesta quinta-feira, 7 de junho, as inscrições do novo processo seletivo público que busca a contratação de estagiários. São 510 vagas ofertadas, mais formação de cadastro reserva, para candidatos de cursam o ensino superior, que serão lotados na Secretaria do Tribunal de Justiça e na Comarca de Belo Horizonte-MG, incluídos os Juizados Especiais.

Podem se inscrever candidatos que estejam cursando do segundo ao oitavo semestre do curso de Direito, do quinto ao oitavo semestre de Psicologia e do quarto ao sexto semestre de Serviço Social. São 500 vagas para a área de Direito, cinco para Psicologia e cinco para Serviço Social.

O estágio terá duração máxima de dois anos, exceto em caso de estágio de pessoa com deficiência. Os estagiários receberão bolsa de R$ 1.047,00, mais auxílio-transporte em pecúnia, por jornada de trabalho de 6 horas diárias.

As inscrições na seleção serão realizadas entre os dias 7 e 29 de junho, pela internet, no site seapconcursos.listaeditais.com.br, sem cobrança de taxa de participação.

Os candidatos serão avaliados por meio de provas objetiva e discursiva, previstas para 5 de agosto. Serão aplicadas 40 questões de língua portuguesa (20) e conhecimentos específicos (20), além da redação de um texto dissertativo. A validade da seleção, para fim de convocação de candidatos, será de um ano, prazo que pode ser prorrogado uma vez pelo mesmo período. Veja mais no edital.

Sertão avaliados leitura, compreensão e interpretação de texto; vocabulário: sentido denotativo e conotativo, sinonímia, antonímia, homonímia, paronímia e polissemia; variantes lingüísticas, linguagem oral e linguagem escrita, formal e informal e gíria; ortografia: emprego das letras e acentuação gráfica; fonética: encontros vocálicos e consonantais, dígrafos e implicações na divisão de sílabas; pontuação: emprego de todos os sinais de pontuação; classes de palavras: pronomes: classificação, emprego e colocação pronominal (próclise, ênclise e mesóclise); verbos: emprego dos modos e tempos, flexões dos verbos irregulares, abundantes e defectivos e vozes verbais; preposições: relações semânticas estabelecidas pelas preposições e locuções prepositivas, o emprego indicativo da crase; conjunções: classificação, relações estabelecidas por conjunções e locuções conjuntivas; substantivos, flexões das classes gramaticais - inclusive adjetivos, classes de palavras: classificação e flexões; morfologia e flexões do gênero, número e grau; termos da oração: identificação e classificação; processos sintáticos de coordenação e subordinação; classificação dos períodos e orações; concordância nominal e verbal; e regência nominal e verbal para todas as funções.

Candidatos às vagas de Direito terão questões específicas de Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Civil, Direito Processual Civil, Direito Penal, Juizado Especial, Juizado Especial da Fazenda Pública, Código de Defesa do Consumidor, Lei de Organização Judiciária, Regimento Interno do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Resolução do CNJ nº 125, de 29 de novembro de 2011 (arts. 1º, 7º, 8º e 12), Resolução TJMG nº 661, de 29 de junho de 2011, Resolução TJMG nº 682, de 24 de novembro 2011; para a área de Psicologia serão abordadas questões de Código de Ética, Psicologia do Desenvolvimento, Avaliação Psicológica, Psicopatologia, Psicologia Jurídica, Violência doméstica contra a criança e o adolescente e Documentos Psicológicos; por fim, para a área de Serviço Social estão previstas questões de Serviço Social contemporâneo, Regulamentação e Fundamentos Éticos da Profissão do Assistente Social.