Iniciam hoje, dia 18, o prazo de inscrição para o novo concurso público do Tribunal de Justiça do Trabalho da 2ª Região. O órgão está selecionando 133 candidatos que possuam bacharelado em Direito e pelo menos 3 anos de atividade jurídica comprovada para assumirem o cargo de Juiz do Trabalho substituto.

O Tribunal oferece aos candidatos nomeados salários mensais de R$ 27.500,17, e antes de assumir o cargo, o candidato aprovado ainda passará por um Curso de Formação Inicial, que se realizará em Brasília. Pela primeira vez na história dos concursos do Tribunal, haverá a reserva de 20% das vagas para candidatos negros ou pardos, de acordo com a determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), constante da Resolução 203, de 23 de junho de 2015. Veja o edital.

As inscrições estarão abertas pela Internet, no endereço eletrônico do Tribunal: http://www.trtsp.jus.br/ até o dia 16 de fevereiro de 2016. O candidato só finalizará e receberá o número da inscrição preliminar com preenchimento do cadastro, do requerimento de inscrição e envio de todos os documentos previstos no Edital. Esta inscrição tem caráter preliminar e deverá ser analisada pela Comissão Especial do concurso para ser validada. A taxa é de R$ 200,00.

A seleção dos inscritos terá 5 etapas distintas, sendo elas:

I - Primeira etapa - uma prova objetiva seletiva, de caráter eliminatório e classificatório;

II - Segunda etapa - duas provas escritas, de caráter eliminatório e classificatório;

III - terceira etapa - de caráter eliminatório, com as seguintes fases:

a) sindicância da vida pregressa e investigação social;

b) exame de sanidade física e mental;

c) exame psicotécnico;

IV - Quarta etapa - uma prova oral, de caráter eliminatório e classificatório;

V - Quinta etapa - avaliação de títulos, de caráter classificatório.

O prazo de validade do concurso é de até 2 anos, sendo assim, candidatos aprovados podem ser chamados para suprir cargos que ficarem vagos no período. Este prazo é prorrogável, a critério do tribunal, uma vez, por igual período, contado da data da publicação da homologação do resultado final do concurso.