A indústria automobilística brasileira teve um primeiro semestre movimentado em 2023, e a FENABRAVE (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) divulgou os dados de vendas dos carros nessa primeira metade do ano.

A Fiat Strada foi o veículo novo mais vendido do Brasil no primeiro semestre de 2023, com 50.546 unidades emplacadas no país. Não é novidade, pois em 2022 a picape também fechou o ano na liderança, com 112.456 unidades vendidas.

Já na lista de automóveis (a Fiat Strada é enquadrada na linha de Comerciais leves) o GM/Onix lidera a lista, com 44.110 unidades comercializadas. Aparecem ainda o VW/Polo em 2º, com 37.722 vendas e o GM/Onix Plus, com 35.722 - veja a lista completa abaixo.

Janeiro foi um mês animador para o mercado automotivo, com um total de 103.872 dos 20 modelos mais vendidos. A General Motors dominou o ranking, com o GM/Onix liderando a lista, seguido pelo Onix Plus e pela Tracker. Hyundai e VW também marcaram presença, com o HYUNDAI/Creta e o VW/T Cross entre os mais vendidos.

Veja a lista abaixo:

Créditos: Divulgação/FENABRAVE

Em fevereiro, as vendas totalizaram 95.809 unidades dos 20 mais vendidos. Mais uma vez, o GM/ONIX se destacou como o carro mais vendido, seguido pelo GM/ONIX PLUS e o HYUNDAI/CRETA. A presença do Fiat/ARGO e do Jeep/Compass também chamou atenção nesse mês.

Veja a lista abaixo:

Créditos: Divulgação/FENABRAVE

No mês de março, as vendas alcançaram o número expressivo de 146.174 carros dentre a lista dos 20 carros mais vendidos. Dessa vez, o HYUNDAI/HB20 assumiu a liderança, seguido pelo GM/Onix e VW/Polo. A GM se manteve forte no ranking, com o GM/Onix Plus e o GM/Tracker entre os mais vendidos.

Veja a lista abaixo:

Créditos: Divulgação/FENABRAVE

Em abril, foram vendidos 118.127 carros entre os 20 mais. Neste mês, o GM/ONIX se manteve no topo da lista, seguido pelo HYUNDAI/HB20 e VW/POLO. O GM/ONIX PLUS e o Jeep/COMPASS também garantiram posições no ranking dos mais vendidos.

Veja a lista abaixo:

Créditos: Divulgação/FENABRAVE

O mês de maio registrou 127.482 vendas dentre a lista. Dessa vez, o VW/POLO conquistou o primeiro lugar, com o GM/ONIX em segundo e o VW/T CROSS em terceiro. O Jeep/COMPASS e o GM/TRACKER também figuraram entre os mais vendidos.

Veja a lista abaixo:

Créditos: Divulgação/FENABRAVE

Em junho, as vendas subiram para 142.017 unidades entre os 20 carros mais vendidos. O VW/POLO liderou novamente, seguido pelo GM/ONIX e VW/T CROSS. Fiat e Hyundai também marcaram presença no ranking dos mais vendidos nesse mês.

Veja a lista abaixo:

Créditos: Divulgação/FENABRAVE

Vendas totais do 1º semestre/23

No total, foram vendidos 733.481 automóveis nos primeiros seis meses de 2023, dentre a lista dos 20 mais vendidos. Esses números mostram a retomada do setor automobilístico no Brasil e o interesse crescente dos consumidores por veículos novos.

Se analisados por marcas, as três grandes marcas mais vendidas no último semestre de 2023 fica para Fiat, GM e VW. Somando, são quase 630 mil automóveis vendidos apenas por essas empresas.

Veja abaixo a tabela do total de carros mais vendidos no 1º semestre de 2023:

Fonte: Fenabrave

Aumento na demanda por carros zero quilômetro

Após o anúncio do governo federal sobre o incentivo às vendas de carros zero quilômetro por meio da MP 1.175/2023, divulgada em 6 de junho, que oferece descontos com base no preço, eficiência energética e maior índice de nacionalização de peças dos veículos e comerciais leves, a procura por esses automóveis aumentou significativamente.

De acordo com o presidente da FENABRAVE, Andreta Jr., a demanda cresceu de 30% para mais de 260% no mês de junho. "Conversei com os presidentes das Associações de Marca e a maioria relatou um aumento significativo no fluxo de clientes nas concessionárias, especialmente nas marcas com mais modelos de entrada. O número de visitas aumentou de 30% a mais de 260% em alguns casos, o que demonstra o sucesso do projeto liderado pelo Presidente Lula e elaborado em conjunto pelo MDIC e Ministério da Fazenda", comentou Andreta Jr.

Segundo Andreta Jr., para impulsionar ainda mais o sucesso da Medida Provisória, que já está sendo complementada com descontos adicionais oferecidos pelas montadoras, foi benéfico o governo aumentar o investimento de recursos para automóveis e comerciais leves.

Com o volume inicialmente concedido de R$ 500 milhões esgotado em menos de 30 dias, o Ministério da Fazenda aumentou em mais R$ 300 milhões o montante total por meio da MPV 1178.