A Proposta de Emenda à Constituição (PEC 72/23) promete eliminar o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para veículos terrestres de passageiros, caminhonetes e mistos com 20 anos ou mais de fabricação. A proposta foi apresentada pelo senador Cleitinho (Republicanos-MG) e já passou pelo Senado, aguardando agora a análise da Câmara dos Deputados.

A medida, caso aprovada, vai beneficiar principalmente os proprietários de veículos mais antigos, oferecendo alívio para a parcela da população que muitas vezes é afetada de forma significativa pelo imposto. A proposta, no entanto, não abrange veículos como ônibus, micro-ônibus, reboques e semirreboques.

A PEC é uma tentativa de ampliar a isenção de IPVA já existente em alguns estados e aplicar uma imunidade tributária constitucional para veículos com 20 anos ou mais. Em estados como Minas Gerais, Pernambuco, Tocantins, Alagoas e Santa Catarina, onde ainda não há isenção para esses veículos, proprietários seriam favorecidos com a nova legislação federal.

Justificativa

Segundo o senador Cleitinho, a PEC visa garantir justiça social, especialmente para as famílias de baixa renda. "Para a população de baixa renda, proprietária de automóveis mais antigos, o pagamento do IPVA consome uma parte significativa de suas receitas. Isentá-los dessa cobrança é uma forma de aliviar esse peso financeiro", afirmou o senador.

A PEC também chega em um momento em que o Congresso Nacional discute uma reforma tributária mais ampla, que inclui a cobrança de IPVA sobre veículos aéreos, aquáticos e terrestres, mas com algumas exceções, como aviões agrícolas, barcos de pesca e tratores.

Agora, a proposta será examinada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados. Se for aprovada, ela passará por uma comissão especial e, em seguida, será votada em dois turnos pelo Plenário da Câmara. Se aprovada em todas as etapas, a PEC será promulgada e passa a valer.

Quem tem isenção do IPVA atualmente?

A isenção do IPVA hoje para veículos antigos varia de estado para estado, e o critério mais comum é o tempo de fabricação do veículo. Em alguns estados, veículos mais antigos já estão isentos, enquanto outros ainda cobram o imposto independentemente da idade do carro.

Além disso, grupos como pessoas com deficiência (PCD), taxistas e veículos utilizados para transporte escolar também têm direito à isenção, dependendo da legislação estadual.

Para veículos elétricos, a isenção do IPVA que era prática comum em diversos estados como forma de incentivar o uso de automóveis menos poluentes, vem sendo derrubada em vários locais. Santa Catarina e Paraná, por exemplo, que davam isenção a estes veículos, passaram a cobrar o imposto.

Estados com isenção do IPVA/ anos do veículo

Veja abaixo como funciona a isenção do IPVA por tempo de fabricação em cada estado brasileiro. Com a aprovação do projeto, proprietários de veículos de Minas Gerais, Pernambuco, Tocantins, Alagoas e Santa Catarina teriam isenção, o que hoje não acontece.

Estado Isenção do IPVA
Acre (AC) a partir de 20 anos de fabricação
Alagoas (AL) a partir de 31 de dezembro de 2002
Amapá (AP) a partir de 10 anos de fabricação
Amazonas (AM) a partir de 15 anos de fabricação
Bahia (BA) a partir de 15 anos de fabricação
Ceará (CE) a partir de 15 anos de fabricação
Distrito Federal (DF) a partir de 15 anos de fabricação
Espírito Santo (ES) a partir de 15 anos de fabricação
Goiás (GO) a partir de 15 anos de fabricação
Maranhão (MA) a partir de 15 anos de fabricação
Mato Grosso (MT) a partir de 18 anos de fabricação
Mato Grosso do Sul (MS) a partir de 20 anos de fabricação
Minas Gerais (MG) somente placa preta ou de valor histórico
Pará (PA) a partir de 15 anos de fabricação
Paraíba (PB) a partir de 15 anos de fabricação
Paraná (PR) a partir de 20 anos de fabricação
Pernambuco (PE) sem isenção por idade de fabricação
Piauí (PI) a partir de 15 anos de fabricação
Rio de Janeiro (RJ) a partir de 15 anos de fabricação
Rio Grande do Norte (RN) a partir de 10 anos de fabricação
Rio Grande do Sul (RS) a partir de 20 anos de fabricação
Rondônia (RO) a partir de 15 anos de fabricação
Roraima (RR) a partir de 10 anos de fabricação
Santa Catarina (SC) a partir de 30 anos de fabricação
São Paulo (SP) a partir de 20 anos de fabricação
Sergipe (SE) a partir de 15 anos de fabricação
Tocantins (TO) a partir de 30 anos de fabricação

Essa tabela ilustra as regras atuais, mas, caso a PEC seja aprovada, haverá uma uniformização da isenção para todos os estados.