Ele é o queridinho do momento e vem dando o que falar porque através de um processo simples para o usuário - fazer perguntas - ele encontra respostas, resolve, ensina, dá ideias e ajuda com praticamente qualquer coisa que se possa imaginar e perguntar. Estamos falando, claro, do ChatGPT.
E ele também pode ser uma ferramenta bacana para os estudos. Claro que essa possibilidade até preocupa os professores porque haverá quem cogite utilizar a ferramenta para a elaboração de trabalhos acadêmicos. Mas a verdade é que é possível utilizá-la também de uma forma muito legal, sem burlar regras.
Inclusive temos uma matéria aqui no Ache Concursos falando exatamente sobre isso e trazendo várias dicas de estudo utilizando o chat. E uma das formas mais bacanas de usá-lo é pedindo ajuda para elaborar resumos de conteúdos. Saiba mais abaixo.
O que é o ChatGPT?
O nome ChatGPT é uma sigla para "Generative Pre-Trained Transformer" - algo como "Transformador pré-treinado generativo".
Ele foi criado pelo laboratório OpenAI, localizado em San Francisco, nos Estados Unidos e especializado em pesquisas em inteligência artificial. O chat foi desenvolvido tendo como base estudos sobre as redes neurais e machine learning.
Seu funcionamento utiliza-se de um algoritmo com foco em diálogos virtuais. Ele é muito parecido com uma Alexa ou o Google Assistente, por exemplo. Como é possível ver acima, num diálogo com a ferramenta, ela poderia ser facilmente confundida com uma pessoa de verdade.
Estudando com o ChatGPT
E entre tantas coisas que ele pode fazer, uma delas é auxiliar nos estudos. Se você quer prestar concursos, ou está fazendo algum curso, pode utilizar essa ferramenta a seu favor. Para isso, basta fazer as perguntas certas.
É preciso ter em mente que o ChatGPT não é uma solução definitiva. Você ainda terá que se dedicar e se esforçar para aprender por si mesmo, mas a ferramenta pode te ajudar nesse processo. Então, por que não utilizá-la, né?
Entre as que os estudantes têm são a de tirar dúvidas sobre conteúdos, testar seus conhecimentos, compreender as respostas de simulados, pedir ajuda com ideias de pesquisas e fazer resumos de conteúdos.
E é a respeito desse último, especificamente, que queremos falar aqui. Confira abaixo.
Faça resumos com o ChatGPT
Quem é estudante sabe que às vezes não há como dar conta de ler todo o conteúdo em pouco tempo, que dirá ler e fazer anotações para voltar mais facilmente ao conteúdo depois. Por isso o ChatGPT pode ser muito útil.
O primeiro passo é acessar o ChatGPT. Basta entrar no site https://chat.openai.com/chat e criar um login - também é possível entrar com contas já existentes como a Google. Em seguida, o usuário começa a fazer perguntas.
Resumos simples
Uma dica é pedir que o ChatGPT faça os resumos em tópicos. Se você está tentando memorizar uma informação, os tópicos sempre ajudam. Você pode, por exemplo, pedir um resumo dos tempos verbais da língua portuguesa:
Você também pode controlar o tamanho do resumo a depender do que você precisa. Por exemplo, é possível pedir que o ChatGPT resuma em um parágrafo um determinado conteúdo.
Ou ainda, você pode pedir um resumo em lista, solicitando, por exemplo, os principais acontecimentos de um determinado evento:Ou os principais feitos de um ciêntista, por exemplo:
E depois ainda pode pedir um resumo de cada um desses tópicos para entendê-los melhor.
Resumos acadêmicos
Você também pode pedir ajuda com resumos de artigos, dissertações e outras fontes relevantes para a pesquisa acadêmica.
Também ressaltamos que o ideal sempre é fazer a leitura completa do material. Os resumos devem servir apenas para casos de emergência ou para poupar tempo do estudante quando ele já fez a leitura, por exemplo, mas precisa relembrar algo do texto.
Veja abaixo um exemplo de pedido de resumo acadêmico:
Dica: a leitura de resumos é uma boa forma de rememorar conteúdos já aprendidos. Portanto, sempre uma leitura for feita, o estudante pode imediatamente pedir ao chat para elaborar o resumo e guardá-lo para consultas futuras.
Ainda dentro dos resumos acadêmicos, outra possibilidade é a de pedir resumos das principais pesquisas em um determinado campo de estudos. Isso pode te ajudar a saber o que está sendo estudado sobre um determinado assunto.
Você também pode ser mais específico nas perguntas, solicitando, por exemplo, as pesquisas desenvolvidas em um determinado período ou em um país ou região ou, ainda em uma determinada universade ou por um determinado pesquisador.
Resumos de leituras
Outra possibilidade, mais ou menos com o mesmo sentido dos resumos acadêmicos, são os resumos literários. Veja o exemplo abaixo:
Outra dica relacionada a leituras é pedindo que o ChatGPT resuma interpretações possíveis de obras. Muitas delas tem finais abertos, por exemplo, onde cabem diferentes entendimentos e compreender esses pontos de vista diferentes pode auxiliar na elaboração de um trabalho acadêmico.
Dicas finais
As possibilidades são infinitas. E uma de nossas dicas finais é: use a ferramenta, faça testes, pergunte tudo o que quiser e precisar, investigue. Você pode pedir a ajuda dela até mesmo para saber como ela pode te ajudar. E lembre-se, quanto mais específicas as perguntas, mais específicas serão as respostas.
Por fim, chamamos a atenção para o fato de que as conversas iniciadas com o Chat ficam salvas no site, na barra lateral esquerda, logo abaixo do botão "New chat".
Portanto, você pode se organizar e criar tópicos de conversas para diferentes buscas que você estiver fazendo e deixar todos os bate-papos com a inteligência artifical salvos. Você pode, por exemplo, criar tópicos por matérias (Português, Matemática, História).
Os títulos dos chats são editáveis e quando você não precisar mais deles, poderá apagá-los, se preferir. Porém, enquanto estiver usando o conteúdo, pode sempre voltar a ele sem que precise sempre fazer a pergunta novamente.
Siga o Ache Concursos no G o o g l e News e receba alertas e as principais notícias sobre concursos, empregos, estágios, governo e benefícios sociais.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.