A Azul anunciou na última semana uma nova modalidade de pagamento para a compra de passagens aéreas: o uso do saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) na modalidade Saque Aniversário. A inovação permitirá aos clientes adquirir bilhetes exclusivamente pelo aplicativo da companhia aérea, utilizando o FGTS como forma de pagamento.

A iniciativa, intitulada ‘Pagamento com a Antecipação do Saque-Aniversário FGTS’, é realizada em parceria com o Banco Digio, o banco digital do Bradesco, que atua como intermediário financeiro. Para utilizar essa opção, os clientes precisam aderir à modalidade Saque-Aniversário através do aplicativo do FGTS da Caixa Econômica Federal e aguardar a autorização do Banco Digio para acessar as informações de saldo do FGTS.

Autorização da transação

Após a solicitação de pagamento, a Caixa Econômica Federal avaliará e, posteriormente, autorizará a transação. Esse processo de análise pode levar até 24 horas para ser concluído.

Os clientes podem acompanhar o andamento do processo na seção "Minhas Viagens" do aplicativo da Azul. Caso o pagamento com FGTS seja recusado pela Caixa, o cliente terá até 12 horas para realizar a compra utilizando outra forma de pagamento. Após esse prazo, a reserva será cancelada.

Para o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, "são inovações como esta que auxiliam as pessoas a viajar com mais frequência e incluem mais brasileiros no transporte aéreo. Ampliar a movimentação nos voos é importante para ajudar o crescimento da economia e aproximar as pessoas."

A parceria entre a Azul e o Digio cobra uma taxa de juros de 1,29% ao mês para antecipar o valor do FGTS na compra do bilhete, tornando essa opção vantajosa para quem deseja viajar pelo Brasil sem gastar uma grande quantia de imediato. Este serviço já está disponível.

Os trabalhadores podem usar o FGTS para adquirir passagens aéreas que custam a partir de R$ 400, incluindo as taxas. O valor máximo permitido depende do saldo disponível em suas contas do Fundo. Além disso, as passagens devem ser compradas com, no mínimo, 28 dias de antecedência da data planejada para a viagem.