O Banco Central do Brasil (BACEN) divulgou nesta quarta-feira, 4 de setembro, o resultado final das provas objetivas e o resultado provisório das provas discursivas do Concurso Público BACEN 2024. As informações foram publicadas no Diário Oficial da União.

O concurso, destinado ao provimento de vagas e formação de cadastro de reserva para o cargo de Analista do Banco Central do Brasil, atraiu mais de 38 mil inscritos. As provas, realizadas em 4 de agosto, haviam sido remarcadas após a enchente que atingiu o Rio Grande do Sul em maio.

O BACEN vai preencher 100 vagas imediatas, além de formar cadastro de reserva. Das vagas disponíveis, 50 são destinadas à área de Tecnologia da Informação e 50 à área de Economia e Finanças. Os candidatos aprovados receberão uma remuneração inicial de R$ 20.924,80, além de benefícios como auxílio-alimentação de R$ 1.000,00 mensais e auxílio-creche.

Inscritos concurso BACEN

Os exames ocorreram em todas as capitais dos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal. A prova objetiva foi composta por 120 questões, divididas entre 50 de Conhecimentos Básicos e 70 de Conhecimentos Específicos.

Do total de 38.420 inscritos, 6.717 concorrem às vagas reservadas para pessoas pretas ou pardas e 1.050 para pessoas com deficiência. No entanto, devido ao número de vagas imediatas oferecidas, não haverá reserva de vagas para PCD ou PP nesta etapa.

Resultados, recursos e próximas etapas

Os resultados finais das provas objetivas e provisórias das provas discursivas foram divulgados de acordo com a área do cargo, listando número de inscrição, nome do candidato, notas e acertos em cada etapa.

Os candidatos podem acessar as imagens das provas discursivas e espelhos de avaliação para interpor recursos entre às 10 horas do dia 4 de setembro até às 18 horas do dia 5 de setembro de 2024, através do site do Cebraspe.

Após esse prazo, não serão aceitos pedidos de revisão nem solicitações para disponibilização da imagem das provas discursivas.

O candidato deve ser claro, consistente e objetivo em sua solicitação. Recursos inconsistentes ou apresentados fora do prazo serão indeferidos preliminarmente. Além disso, o Cebraspe ressalta que o recurso não deve conter, em qualquer local que não seja o apropriado, palavras ou marcas que identifiquem seu autor, sob pena de indeferimento preliminar. Recursos cujo teor desrespeite a banca examinadora também serão indeferidos preliminarmente.

Não serão aceitos recursos enviados por via postal, requerimento administrativo, correio eletrônico, fora do prazo estabelecido ou em desacordo com o Edital, suas alterações ou com este edital.

As justificativas de alteração ou anulação dos gabaritos das provas objetivas estarão disponíveis a partir de 10 de setembro de 2024. O edital com o resultado final das provas discursivas, a convocação para a sindicância de vida pregressa, a avaliação biopsicossocial para PCDs e o procedimento de heteroidentificação complementar será publicado em 20 de setembro de 2024.