Nessa sexta-feira, 15 de novembro, será comemorado no Brasil o Dia da Proclamação da República. A data está prevista todos os anos no calendário de feriados do país e é, portanto, um feriado nacional.

Dessa forma, muitos órgãos, empresas e serviços deverão ser afetados pela comemoração, incluindo nisso as agências bancárias e outras instituições financeiras. Vamos ver como fica o funcionamento.

Bancos abrem nessa sexta, dia 15?

No calendário de feriados bancários divulgado pela Federação Brasileira de Bancos - Febraban - o dia 15 de novembro já constava como um feriado.

Além disso, nessa semana a federação também divulgou uma nota confirmando que as agências bancárias não estarão abertas para atendimento presencial ao público. Confira um trecho da nota:

Não haverá atendimento presencial ao público nas agências bancárias no Dia da Proclamação da República, celebrado em 15 de novembro (sexta-feira).

A nota destacou ainda que as transações via PIX ocorrerão normalmente no período e que as demais compensações bancárias, incluindo a TED, serão efetivadas no dia útil seguinte ao feriado.

Além disso, os clientes podem usar as áreas de autoatendimento nas agências disponíveis, e os canais digitais (celulares e computadores) dos bancos, para a realização de transferências e pagamento de contas, e demais serviços.

Agências fechadas também no dia 20

Além dessa sexta-feira, dia 15, na próximo quarta-feira, dia 20 de novembro, também será feriado nacional. Na data comemora-se o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.

O feriado nacional foi estabelecido no fim de 2023 e por isso, essa é a primeira vez que o país inteiro vai celebrar sua passagem. Antes disso, o Dia da Consciência Negra já era feriado mas apenas em alguns estados e localidades do país.

Assim, segundo a Febraban, nesse dia - 20 de novembro - também não haverá atendimento presencial ao público nos bancos.

O banco destaca, porém, que nos dias 18 (segunda-feira), 19 (terça-feira) de novembro, os bancos abrem normalmente, exceto nas localidades onde há feriado municipal, como é o caso da cidade do Rio de Janeiro, onde foi decretado feriado em razão da 19ª reunião do G20.