O fim de ano se aproxima e com ele vêm as tradicionais mudanças no funcionamento dos serviços bancários. Em 2024, por exemplo, os bancos não abrirão suas portas no dia 31 de dezembro, véspera de Ano Novo, o que pode impactar diversas operações financeiras.

Esta medida se soma a outras alterações no calendário bancário durante as festividades. Veja como fica o calendário de atendimentos e como resolver qualquer questão bancária por esses dias.

Calendário de funcionamento

No dia 1º de janeiro (Confraternização Universal), os bancos estarão fechados para atendimento presencial, porque nesse dia é feriado nacional. Dessa forma, as compensações bancárias, incluindo TED, não serão realizadas nestas datas.

Além disso, os brasileiros precisam ficar atentos porque nessa segunda-feira, 30 de dezembro, será o último dia útil do ano para atendimento presencial completo, com todas as operações bancárias disponíveis.

Alternativas para pagamentos

Para evitar transtornos, os clientes têm algumas opções:

  1. PIX: Funciona 24 horas por dia, todos os dias, incluindo feriados.
  2. Canais digitais: Internet banking, mobile banking e caixas eletrônicos permitem a realização de diversas transações.
  3. Agendamento: Contas de consumo com vencimento nos dias sem compensação bancária poderão ser pagas sem acréscimo no dia útil seguinte.

Atenção aos tributos

Walter Tadeu de Faria, diretor-adjunto de Serviços da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), alerta os consumidores de que "normalmente os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados. Caso não ocorra, a sugestão é antecipar o pagamento ou agendar nos canais eletrônicos".

Os bancos voltarão a funcionar normalmente para atendimento presencial no dia 2 de janeiro, exceto em localidades com feriados municipais nessa data.