Nessa quinta-feira, 7 de setembro, é comemorado em todo o Brasil o Dia da Independência e essa é uma das datas consideradas como feriado de acordo com o calendário nacional do governo.

Por cair em uma quina-feira, muitas empresas, órgãos e serviços vão optar por fazer um feriado prolongado, ou seja, permanecer fechados na sexta-feira, dia 8, retomando as atividades regulares apenas na segunda-feira, dia 11.

E como ficam os bancos e instituições financeiras? Será que eles estarão funcionando na sexta-feira, dia 8? Veja abaixo o que diz a Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

Bancos vão abrir na sexta-feira, 8 de setembro?

De acordo com o calendário 2023 da Febraban divulgado ainda no fim do ano de 2022, o dia 7 de setembro é um feriado e por isso as instituições financeiras não devem funcionar nessa data.

Além disso, uma nota divulgada pelo órgão nessa segunda-feira, dia 4, reforçou que:

"as agências bancárias não estarão abertas para atendimento presencial ao público no feriado da Independência do Brasil, comemorado em 07 de setembro"

No entanto, o mesmo comunicado avisa também que na sexta-feira, dia 8, as agências bancárias vão abrir normalmente para atendimento ao público. Ou seja, das 10h às 16h, na maior parte do Brasil, ou das 11h às 17h, nos Estados que têm diferença de 1 hora em relação ao horário de Brasília.

Como utilizar serviços financeiros?

Para aqueles que precisarem de algum serviço financeiro no feriado do dia 7 de setembro, a Febraban destaca que na quinta-feira, dia 7, assim como no fim de semana, dias 9 e 10, as áreas de autoatendimento dos bancos estarão disponíveis aos clientes, assim como os canais digitais e remotos dos bancos, como sites e aplicativo, para a realização de transferências e pagamento de contas, como normalmente eles ficam em todos os fins de semana.

"Os canais digitais dos bancos, como internet e mobile banking, são uma alternativa para a realização de transferências e pagamento de contas. Atualmente, 7 em cada 10 operações bancárias são feitas pelos meios digitais, reflexo da comodidade, rapidez e segurança proporcionada por estes canais", informa Walter Faria, diretor-adjunto de Serviços da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

No entanto, vale lembrar também que as contas de consumo (água, energia, telefone, etc.) e os carnês com vencimento no dia 7 de setembro, poderão ser pagos, sem acréscimo, no dia útil seguinte ao feriado, ou seja, sexta-feira, dia 8. "Normalmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais", afirma Faria.

Caso isso não tenha ocorrido no documento de arrecadação, a sugestão é antecipar o pagamento ou, no caso dos títulos que têm código de barras, agendar o pagamento nos caixas eletrônicos, internet banking e pelo atendimento telefônico dos bancos.

A Febraban destaca ainda que boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser pagos via DDA (Débito Direto Autorizado).

Outra alternativa possível em muitos casos, ainda, é a utilização do Pix, ferramenta de transferências instantâneas cujo funcionamento é de 24 horas por dia, nos 7 dias da semana.