O governo federal vai começar a ofertar mais um serviço social às famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico). Em suma, trata-se da distribuição do Telefone Popular que visa garantir o acesso das famílias a uma telefonia fixa com condições especiais. Para acessar o benefício, é preciso estar com os dados atualizados.

O serviço vai custar apenas R$ 15 mensais para os grupos cadastrados. Entretanto, é importante destacar que o valor cobrado pode mudar conforme os impostos de cada estado, e também da região de prestação da concessionária em questão.

Abaixo, confira os detalhes de como funciona o Telefone Popular e como solicitar o serviço.

Quais são as regras do Telefone Popular?

Assim como os outros auxílios e ajudas ofertadas às famílias inscritas no CadÚnico, o Telefone Popular tem regras as quais os beneficiários precisam se adequar. Entre elas, é possível citar o pagamento da mensalidade de R$ 15, que dá como benefício, 90 minutos para chamadas locais para outros telefones fixos.

Se o beneficiário ultrapassar esse limite, vai ser preciso inserir créditos para seguir telefonando. Além disso, as regras também são válidas para os telefones celulares, bem como para as ligações internacionais.

Como acessar o programa?

Para fazer parte do programa, é necessário entrar em contato com a concessionária da região. Ao fazer o contato, o beneficiário do CadÚnico deve ter em mãos o número do NIS e do CPF.

Caso o CPF da pessoa não esteja cadastrado no CadÚnico, vai ser necessário apresentar o título de eleitor. Ou ainda, no caso das famílias indígenas, o Registro Administrativo de Nascimento Indígena (RANI). Depois da aprovação da solicitação, o serviço tem até 7 dias úteis para entrar em vigor.

Números para solicitar o benefício

Alguns números já contam com uma definição no programa. Abaixo, confira quais contatar:

  • 10312 - CTBC Telecom;
  • 10314 - Oi Região 2;
  • 10315 - Vivo/Telefônica;
  • 10331 - Oi Região 1;
  • 10343 - Sercomtel.

Por fim, vale ressaltar que os minutos do plano mensal não podem ser acumulados. Sendo assim, se em um mês você gastar apenas 50 minutos, irá perder os 40 minutos restantes, pois na virada do mês, o plano zera.