A Caixa Econômica Federal anunciou nesta sexta-feira (03), que os moradores do Rio Grande do Sul afetados pelas enchentes terão acesso ao saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). O Saque Calamidade estará disponível através do aplicativo FGTS, permitindo o acesso ao saldo do fundo para os residentes em municípios que tiverem decretado estado de calamidade pública ou situação de emergência.

Cada prefeitura será responsável por enviar à Caixa a declaração das áreas afetadas pelas recentes adversidades climáticas. Assim que o dinheiro estiver disponível, o saque poderá ser efetuado pelo aplicativo FGTS, sem a necessidade de comparecer a uma agência física.

Suspensão dos pagamentos de financiamento habitacional

Além do saque do FGTS, a Caixa anunciou que os pagamentos de contratos de financiamento habitacional nas regiões atingidas podem ser suspensos por três meses. Os clientes interessados devem fazer a solicitação junto ao banco, e também têm a opção de incorporar prestações em atraso no saldo devedor.

Até o momento, as chuvas intensas no Rio Grande do Sul já causaram pelo menos 37 mortes e deixaram 74 pessoas desaparecidas. Cerca de um em cada três municípios gaúchos foi afetado pelas enchentes, resultando em centenas de ilhados e milhares de desabrigados e desalojados.

Como solicitar o saque-calamidade do FGTS?

Para facilitar o processo de solicitação do saque, a Caixa disponibiliza um guia passo a passo:

  1. Baixe o aplicativo FGTS e faça o cadastro;
  2. Acesse a seção "Meus Saques" e escolha "Outras situações de saque - Calamidade pública";
  3. Escolha a cidade afetada;
  4. Envie os documentos necessários: foto do RG e comprovante de residência em nome do trabalhador, emitido até 120 dias antes da decretação de calamidade;
  5. Escolha a opção para receber o valor em conta da Caixa ou de outra instituição financeira;
  6. Envie a solicitação.

Após a solicitação, a análise e o crédito em conta, caso aprovado, ocorrerão em até cinco dias úteis. Além do Rio Grande do Sul, outros 26 municípios em situação de calamidade, localizados nos estados do Paraná, Alagoas, Bahia, Goiás, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, São Paulo e Santa Catarina também estão elegíveis para o Saque FGTS.

Os documentos exigidos para o saque são o RG e um comprovante de residência em nome do trabalhador, emitido até 120 dias antes da decretação de calamidade. Mais informações podem ser obtidas no site da Caixa ou através do serviço de atendimento ao cliente.