A OAB - Ordem dos Advogados do Brasil realiza anualmente várias provas para que os brasileiros possam exercer a atividade de Advogado em todo o território nacional. E o ano de 2025 abriu com o início do 43º Exame, que será realizado em 175 municípios e em todos os estados do país.
Pela sua importância, esta prova é sempre aguardada com muita expectativa. Neste caso, o exame teve as inscrições abertas em janeiro, mas se estende até julho deste ano. Pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), os examinandos já podem saber as datas em que terão de cumprir cada um dos procedimentos estabelecidos.
43º Exame da OAB: Veja as datas confirmadas
Ao todo, o cronograma geral do 43º Exame da OAB conta com 22 etapas:
ETAPA | DATAS PREVISTAS |
Publicação do edital | 26 de dezembro de 2024 |
Período de inscrições | 6 de janeiro de 2025 até 13 de janeiro de 2025 |
Período de solicitação de isenção da taxa de inscrição | 6 de janeiro de 2025 até 13 de janeiro de 2025 |
Resultado preliminar da análise de solicitações de isenção da taxa | 4 de fevereiro de 2025 |
Prazo recursal contra o resultado preliminar da análise de solicitações de isenção da taxa | 5 de fevereiro de 2025 |
Resultado definitivo da análise de solicitações de isenção da taxa | 25 de fevereiro de 2025 |
Prazo limite para pagamento da taxa de inscrição | 28 de março de 2025 |
Publicação do Edital complementar (reaproveitamento da 1ª fase) | 10 de março de 2025 |
Divulgação dos locais de realização da prova objetiva | 16 de abril de 2025 |
Realização da 1 ª fase (prova objetiva) | 27 de abril de 2025 |
Divulgação do gabarito preliminar da prova objetiva | 27 de abril de 2025 |
Prazo recursal contra o gabarito preliminar da 1ª fase | 28 a 30 de abril de 2025 |
Divulgação do gabarito definitivo da 1ª fase e resposta aos recursos | 14 de maio de 2025 |
Resultado preliminar da 1ª fase | 14 de maio de 2025 |
Prazo recursal contra o resultado preliminar da 1ª fase (erro material) | 15 a 16 de maio de 2025 |
Divulgação do resultado final da 1ª fase (prova objetiva) | 28 de maio de 2025 |
Divulgação dos locais de realização da prova prático-profissional | 9 de junho de 2025 |
Realização da 2ª fase (prova prático-profissional) | 15 de junho de 2025 |
Divulgação do padrão de resposta preliminar da prova prático-profissional | 15 de junho de 2025 |
Divulgação do padrão de respostas definitivo e do resultado preliminar da 2ª fase (prova prático-profissional) | 8 de julho de 2025 |
Prazo recursal acerca do resultado preliminar da 2ª fase | 8 a 11 de julho de 2025 |
Decisão dos recursos acerca do resultado preliminar e divulgação do resultado final do Exame | 23 de julho de 2025 |
A aprovação no Exame de Ordem é obrigatória para que bacharéis em Direito possam se inscrever nos quadros da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e exercer a advocacia, conforme o artigo 8º, IV, da Lei nº 8.906/1994.
Todos os documentos e gabaritos podem ser consultados ainda no site da FGV. O candidato poderá acessar de forma individualizada de acordo com o estado em que realizou a prova.
Siga o Ache Concursos no G o o g l e News e receba alertas e as principais notícias sobre concursos, empregos, estágios, governo e benefícios sociais.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.