Os proprietários de veículos registrados no estado de São Paulo já podem consultar os valores do IPVA 2025. A consulta foi liberada pela Secretaria da Fazenda e Planejamento de São Paulo (Sefaz-SP) e pode ser feita por meio de canais como terminais de autoatendimento, internet banking, aplicativos bancários ou diretamente no portal da Sefaz-SP.

Para acessar as informações, é necessário informar o número do Renavam e a placa do veículo.

O IPVA 2025 oferece desconto de 3% para quem optar pelo pagamento à vista em cota única no mês de janeiro. Outra alternativa é dividir o valor em até cinco parcelas, com vencimentos organizados de acordo com o final da placa do veículo. Para caminhões, o calendário é diferenciado, e o pagamento integral em janeiro também garante o desconto de 3%.

Calendário IPVA 2025

A isenção de IPVA e do rodízio de veículos na cidade de São Paulo está programada para terminar em 31 de dezembro de 2024. Enquanto isso, o calendário de pagamento do IPVA 2025 ainda não foi divulgado pelas autoridades estaduais.

Baseado no calendário de vencimentos do ano anterior, os pagamentos são de acordo com o final da placa do veículo, podendo ser pago em até 5 parcelas, não obtendo mais o desconto após o parcelamento. Além disso, é possível pagar em cota única, tendo desconto de 3%, tanto pata automóveis, ônibus, micro-ônibus e motos, quanto para caminhões e caminhões-tratores.

Os pagamentos tiveram início em janeiro, seguindo até o mês de maio, o que deve acontecer também em 2025.

Veja como foi o calendário do IPVA de São Paulo em 2024:

Créditos: Divulgação/Sefaz-SP
Créditos: Divulgação/Sefaz-SP

Pagamento via Pix e outras formas

Entre as facilidades disponíveis, o pagamento via Pix foi mantido, permitindo agilidade na quitação. O contribuinte pode gerar um QR code no portal da Sefaz-SP, válido por 15 minutos, e realizar o pagamento diretamente pelo aplicativo bancário. Outras formas de pagamento incluem casas lotéricas, débito agendado e cartão de crédito em empresas credenciadas.

Atrasos no pagamento do IPVA resultam em multa diária de 0,33%, limitada a 20% após 60 dias, além de juros baseados na taxa Selic. A inadimplência impede a emissão do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), essencial para circulação. Também pode levar à inclusão do débito na Dívida Ativa e no Cadin Estadual, gerando restrições de crédito.

Como emitir a guia do IPVA SP

Para emitir a guia de pagamento, basta seguir os passos abaixo:

  1. Acesse o site da Sefaz-SP (www.fazenda.sp.gov.br).
  2. Selecione a aba "Cidadão" e, em seguida, clique em "IPVA".
  3. Escolha "Emissão de Guias de Pagamento" e insira o Renavam e a placa do veículo.
  4. Confirme a consulta e emita a guia para pagamento.

Quem tem direito à isenção do IPVA?

As regras de isenção variam de estado para estado. Em São Paulo, veículos com mais de 20 anos de fabricação são isentos, além de grupos como:

  • Pessoas com Deficiência (PcD);
  • Veículos de transporte público, como táxis e ônibus;
  • Carros elétricos e híbridos (em isenções parciais ou totais);
  • Máquinas agrícolas.

Para solicitar a isenção do IPVA, os interessados devem apresentar documentos que comprovem sua elegibilidade, conforme o motivo da solicitação.

Documentos requeridos

  1. Pessoas com Deficiência (PcD)
  • Laudos médicos que atestem a deficiência, emitidos por profissionais credenciados.
  • Documentos adicionais podem ser exigidos, conforme as regras estaduais.
  • Veículos Antigos
  • Comprovação da idade do veículo, feita por meio do documento de licenciamento anual.

A solicitação deve ser realizada preferencialmente no início do ano, por meio do site da Secretaria da Fazenda do estado ou diretamente no Detran responsável.