Clientes da operadora Claro enfrentaram problemas de conexão na manhã desta segunda-feira (24), com relatos de falhas na internet móvel em diversas regiões do país. Segundo informações do site Downdetector, especializado no monitoramento de serviços online, as reclamações dispararam, alcançando um pico de 1.680 registros por volta das 8h26.

De acordo com um site de monitoramento, a maioria das reclamações dos usuários envolve dificuldades para se conectar ao sinal 5G, resultando na ausência de conexão com a internet. Além disso, há relatos sobre falhas em chamadas telefônicas e no envio de mensagens.

Usuários de cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Brasília, Curitiba, Campinas e Londrina relataram dificuldades para acessar a internet, com muitos afirmando que o sinal simplesmente desapareceu. Dentre as reclamações, 80% são referentes à Internet Móvel, 11% à Telefonia Móvel e 9% à Falha Geral. Apesar de algumas regiões terem relatado restabelecimento parcial do serviço por volta das 9h30, ainda haviam queixas de instabilidade, e o volume de reclamações no Downdetector caiu para 295 na última atualização das 11h11.

Veja o gráfico do Downdetector:

Créditos: Divulgação/Downdetector
Créditos: Divulgação/Downdetector

A falha na rede também afetou outros setores que dependem da conexão móvel para funcionar. Motoristas de aplicativos, por exemplo, relataram dificuldades para operar, causando aumento na tarifa dinâmica em algumas regiões devido à escassez de condutores conectados.

Reclamações tomam conta das redes sociais

No X (antigo Twitter), vários clientes da Claro se manifestaram sobre o problema, utilizando hashtags para alertar sobre a falha.

Veja algumas postagens:

A companhia se pronunciou a respeito da instabilidade na plataforma X. Em comunicado oficial, informou que uma equipe técnica já está atuando para corrigir a falha e restabelecer o serviço o mais rápido possível. "Identificamos o problema e nossa equipe está empenhada na solução para normalizar a cobertura. Agradecemos a paciência e pedimos desculpas pelo inconveniente", destacou a empresa em nota.