Moradores do estado do Espírito Santo serão, nos próximos meses, contemplados através de um importante programa do Governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (DETRAN-ES): A CNH Social. De acordo com o último comunicado feito pelo Governador, Renato Casagrande, 7 mil novas vagas forama abertas nesta terça-feira (1).
A abertura destas novas vagas faz parte de um pacote de medidas, que envolve também um aumento na oferta de cursos profissionalizantes com vistas ao mercado de trabalho. Com isso, levando em consideração desde o ano de 2019, o número de pessoas contempladas através da CNH Social deve superar as 64 mil.
CNH Social 2025: Quem tem direito?
O programa CNH Social é voltado exclusivamente para pessoas em situação de vulnerabilidade social e econômica. A partir disso, diante do grande número de inscrições, existem condições que são levadas como "critério de desempate", ou seja, que define quem terá prioridade entre os inscritos:
- Menor renda per capita;
- Maior número de componentes na família;
- Ter Ensino Fundamental completo;
- Beneficiário do Bolsa Família;
- Data e hora da inscrição
A distribuição das vagas abertas também tem como objetivo auxiliar diversos públicos, ou seja, diferentes tipos de necessidades das pessoas. Por isso, o espalhamento das vagas seguirá a seguinte proporção:
- 40% das vagas para primeira habilitação (A ou B);
- 20% das vagas para adição de categoria A ou B;
- 40% das vagas para Mudança de Categoria D ou E;
- 5% do total de vagas para pessoas com deficiência.
O processo de seleção das vagas é feito totalmente de forma eletrônica, sem interferência humana e com base nos dados das pessoas que estão no Cadastro Único.
Inscrições e data da divulgação de selecionados
De acordo com o anúncio feito pelas entidades responsáveis pelo programa, as inscrições estão abertas até o dia 21 de abril. Este prazo contempla as inscrições para a primeira fase, que disponibilizará um total de 3.500 vagas. A inscrição pode ser feita pelo site do Detran/ES.
Neste caso, as vagas são para primeira habilitação nas categorias A (carro), B (moto), e para a adição de categoria A ou B e a mudança de categoria D (van, micro-ônibus, ônibus) ou E (caminhão e carreta), para aqueles que já são habilitados.
A projeção é para que no dia 6 de maio, às 12h, seja divulgada a lista completa com os selecionados para a matrícula.
Na página, será necessário fornecer alguns dados pessoais:
- NIS (Número de Inscrição Social);
- CPF;
- Data de nascimento;
- Nome completo;
- Email;
- Telefone;
- Município de residência;
- Declarar se possui ou não deficiência
Na sequência, o candidato também precisa aceitar o termo de responsabilidade:

Outro aceite que será necessário realizar é sobre a responsabilidade das despesas com deslocamento, dentro e fora do município de residência. Não há qualquer tipo de ajuda de custo para o deslocamento visando a realização dos procedimentos do programa.
IMPORTANTE: É essencial que as informações inseridas no sistema sejam iguais aos dados presentes no Cadastro Único. Só assim será possível que o sistema do DETRAN e do Governo do Estado verifique seu cadastro.
Siga o Ache Concursos no G o o g l e News e receba alertas e as principais notícias sobre concursos, empregos, estágios, governo e benefícios sociais.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.