O Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) com mais de 2,1 milhões de inscrições, finalmente teve suas provas objetivas aplicadas neste domingo (18). Após suspender as provas de maio em virtude das enchentes no RS, candidatos puderam fazer hoje a prova em uma das 228 cidades de todos os estados e no Distrito Federal.

Os inscritos competem por 6.640 vagas em 21 órgãos federais, com salários iniciais variando de R$ 4.407,90 a R$ 22,9 mil. Além disso, o certame fará um cadastro de reserva com mais 13 mil candidatos além dessas 6 mil, para possíveis convocações futuras, disse o MGI.

Os cadernos de provas já podem ser consultados desde às 20h deste domingo (18) e podem ser acessados pelo site do concurso.

Para aplicar as provas, o Concurso Nacional teve 210 mil trabalhadores. Diretrizes de segurança dentro e fora dos locais de aplicação monitoraram as 1.442 rotas de distribuição das provas. Foram 4.172 coordenações de aplicação, sendo cerca de 517 participantes do concurso por coordenação.

Gabaritos e resultado CNU

O gabarito preliminar oficial estará disponível na terça-feira (20) na página oficial do concurso. Candidatos insatisfeitos com alguma questão poderão recorrer nos dias 20 e 21 de agosto.

A imagem do cartão-resposta será acessível em 10 de setembro e as notas finais das provas objetivas serão divulgadas em 8 de outubro, após análise dos recursos.

Nesta data, também será publicada a nota preliminar da prova discursiva, permitindo pedidos de revisão em 8 e 9 de outubro, com resultado final esperado para 17 de outubro.

No dia 8 de outubro, os candidatos serão convocados para o envio de títulos, que devem ser submetidos entre 9 e 10 de outubro. O resultado preliminar dessa avaliação sai em 4 de novembro, com possibilidade de recursos nos dias 4 e 5 de novembro, e a nota final da revisão será divulgada em 19 de novembro.

Absteção acima de 50%

A ministra Esther Dweck, da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, adiantou que a abstenção nas provas do Concurso foi alta, entre 52% e 53%. Assim, dos 2,1 milhões de inscritos, somente cerca de 1 milhão compareceram para fazer a prova. Os dados oficiais serão divulgados nesta segunda-feira, 19.

Ela adiantou ainda que o Bloco 8, das vagas de nível médio e técnico que teve 694 mil candidatos foi o que teve mais desistentes. Na contramão, o bloco 3, de áreas Ambiental, Agrária e Biológicas, teve a menor abstenção.

Cotas

Candidatos autodeclarados negros e indígenas que terão 20% das vagas reservadas seguem um cronograma específico para verificação, com convocação em 17 de outubro e procedimentos entre 2 e 3 de novembro.

Para aqueles que declararam deficiência, será realizada perícia médica com avaliação psicossocial entre 17 e 25 de outubro. Para PcD o concurso reserva 5% do total de vagas.

Há ainda reserva de 30% das vagas para indígenas nas vagas que serão preenchidas na FUNAI.

Os resultados preliminares dessas avaliações saem em 13 de novembro, podendo ser recorridos nos dias 13 e 14 de novembro, com resultados finais divulgados em 21 de novembro.

O resultado final do CPNU será divulgado em 21 de novembro. Em janeiro de 2025, iniciam as convocações para posse e eventuais cursos de formação.