Já ouviu falar do CNU dos Professores? Criado pelo Ministério da Educação (MEC), esta é uma nova iniciativa que visa padronizar e melhorar a seleção de professores para as redes públicas de ensino no Brasil.

A Prova Nacional Docente (PND) será uma das principais etapas desse processo, com o objetivo de unificar os concursos públicos para professores em todo o país, garantindo mais qualidade, eficiência e transparência nas contratações.

Além disso, a PND busca simplificar e baratear os processos seletivos, oferecendo uma avaliação padronizada. Com isso, reduz os custos com a realização de múltiplas provas em diferentes estados e municípios, tornando a seleção de docentes mais acessível e justa.

O que é a PND e como ela funciona?

A Prova Nacional Docente (PND) será baseada na estrutura do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), que passou a ser anual desde 2024. A PND será organizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), com o objetivo de avaliar os conhecimentos dos futuros professores em duas grandes áreas:

  • Formação Geral: Avalia temas essenciais à prática pedagógica, como legislação educacional e a realidade cultural brasileira. Composta por 27 questões objetivas.
  • Componente Específico: Focado em conhecimentos específicos da licenciatura do candidato, com 37 questões, sendo 36 objetivas e uma discursiva.

Quem pode participar?

A adesão à PND será opcional para os estados, municípios e o Distrito Federal, mas todas as secretarias de educação têm a possibilidade de adotar a prova como etapa única ou complementar em seus concursos para o ingresso de novos docentes.

A adesão dos entes federativos deverá ser formalizada através do Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec), que ficará disponível para o processo de adesão até o dia 17 de abril de 2025.

Cronograma de 2025

O cronograma da PND de 2025 já foi divulgado pelo MEC, e as datas importantes para quem deseja participar da prova são:

  • Período de adesão: 12 de fevereiro a 17 de abril de 2025.
  • Cadastro do edital pelos entes federativos: 1º de março a 25 de junho de 2025.
  • Período de inscrições para candidatos: 30 de junho a 11 de julho de 2025.
  • Realização da prova: Novembro de 2025.
  • Publicação do resultado e lotação dos docentes: Janeiro de 2026.

As inscrições para a Prova Nacional Docente estarão abertas entre 30 de junho e 11 de julho de 2025, e a prova será aplicada em novembro de 2025, com a previsão de que os resultados sejam divulgados no início de janeiro de 2026.

A periodicidade da prova será anual, permitindo uma maior regularidade nos processos seletivos para professores nas redes de ensino públicas.