Atenção candidato do CNU! O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) estabeleceu um novo prazo para solicitar a devolução da taxa de inscrição.

O anúncio do novo cronograma foi realizado nesta quinta-feira, dia 04 de julho, pela então ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck. Conforme a apresentação, os candidatos de todo o país que não possam participar da seleção do CNU poderão solicitar a devolução da taxa de inscrição.

A nova medida se aplica a candidatos que possam ter sido prejudicados com a alteração da data de aplicação da prova, que passou a ser no dia 18 de agosto.

Além da devolução da taxa de inscrição, os candidatos residentes no Rio Grande do Sul que fariam prova em outros estados, ou candidatos de outros estados que fariam prova no Rio Grande do Sul, poderão alterar o local de prova devido à logística aérea ainda não totalmente normalizada.

Como realizar o pedido?

Os candidatos terão entre os dias 05 e 07 de julho para realizar o pedido, online, através do site gov.br/gestao/pt-br/concursonacional.

Os detalhes sobre as regras e o passo passo para realizar a devolução da taxa de inscrição poderá ser conferida em edição extra, a ser divulgada no Diário Oficial da União.

Novo Cronograma CNU

No dia 18 de agosto, os cadernos de prova serão disponibilizados a partir das 21h, e no dia 20 de agosto, será divulgado o gabarito preliminar das provas objetivas.

O processo do CNPU será finalizado no final de novembro: no dia 21 serão divulgados os resultados e, no dia 22 de novembro, começará a convocação dos candidatos aprovados e classificados para o curso de formação.

Veja o novo cronograma:

  • 4 de julho - Publicação de Decreto e retificação do Edital;
  • 5 a 7 de julho - Disponibilização de sistema para os candidatos do Rio Grande do Sul que fariam prova em outros estados ou candidatos de outros estados que fariam prova no RS solicitarem alteração do polo de provas e para candidatos de todo o Brasil solicitarem devolução da taxa de inscrição;
  • 7 de agosto - Disponibilização dos Cartões de Confirmação;
  • 18 de agosto - Aplicação das provas;
  • 18 de agosto - divulgação dos cadernos de provas (PDFs disponíveis após às 20h);
  • 20 de agosto​ - divulgação preliminar dos gabaritos das provas objetivas;
  • 20 e 21 de agosto - prazo para interposição de eventuais recursos quanto às questões formuladas e/ou aos gabaritos divulgados;
  • 10 de setembro - disponibilização da imagem do Cartão-Resposta;
  • 8 de outubro - divulgação das notas finais das provas objetivas e da nota preliminar da discursiva;
  • 21 de novembro - divulgação final dos resultados;
  • Janeiro 2025 - início da convocação para posse e cursos de formação.

CNU

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) anunciou que o Concurso Nacional Unificado (CNU) recebeu um total de 2,1 milhões de inscrições. Dentre esses, 600 mil candidatos foram isentos da taxa de inscrição, enquanto os demais já efetuaram o pagamento necessário.

As provas inicialmente marcadas para o dia 5 de maio foram adiadas devido às enchentes no Rio Grande do Sul e agora ocorrerão no dia 18 de agosto.

Os candidatos poderão consultar os locais de prova no Cartão de Confirmação de Inscrição disponível online, no site da Fundação Cesgranrio, a partir de 7 de agosto. O Concurso Unificado será realizado em 228 cidades por todo o Brasil e no Distrito Federal.

O cronograma de horários prevê que as provas no turno matutino terão os portões abertos às 7h30, fechando às 8h30, com início da aplicação às 9h e término às 11h30, totalizando 2h30 de duração. No turno vespertino, os portões abrirão às 13h, fecharão às 14h, a aplicação começará às 14h30 e terminará às 18h, com duração de 3h30.

As provas serão de múltipla escolha, com 60 questões para nível médio e 70 para nível superior.