Você pediu um benefício do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), mas não sabe como está o andamento do processo? Geralmente, esse é um momento em que muitas pessoas ficam perdidas ao pedir um benefício do INSS.
Em suma, quando acontece a aprovação, o beneficiário do INSS não é avisado sobre: ele apenas recebe os pagamentos de forma automática. Entretanto, muitas vezes pode ocorrer da pessoa não saber se de fato foi contemplado com certo benefício, mesmo que o pagamento já esteja disponível.
Assim sendo, é válido conferir como funciona a consulta de um benefício, bem como o prazo máximo para concessão do INSS.
Como funciona a análise de um benefício?
Para se tornar um beneficiário do INSS, é preciso ser um contribuinte ativo da Previdência Social. Com exceção, é claro, das pessoas que ganham o BPC (Benefício de Prestação Continuada).
Sendo assim, para pedir um dos vários benefícios ofertados pelo órgão, é necessário preencher os critérios para a liberação estabelecidos pelo INSS. Os critérios mudam de benefício para benefício.
Para acessar os requisitos de liberação de cada benefício, é preciso consultar o portal oficial do INSS. Dessa forma, quando certo cidadão pede um benefício, o INSS tem o prazo máximo de 30 dias para dar a resposta sobre a análise. Sendo assim, no caso de perícia média, os 30 dias são sucessores ao prazo para fazer o exame.
A partir da aprovação de um benefício, o valor das parcelas cai automaticamente para a conta cadastrada no perfil do titular. É em virtude desse fato, que várias pessoas ficam perdidas, sem saber sobre o decorrer do processo de um benefício.
Como pedir um benefício e consultar o seu andamento?
O primeiro passo para pedir o benefício do INSS, consiste em acessar o portal do INSS. Também é possível fazer isso em uma agência física do órgão. Feito isso, o cidadão precisa buscar pela aba de "benefícios", e buscar pela opção de solicitação. Ao encontrar, o próximo passo consiste em preencher os campos com as credenciais e informais solicitadas.
O processo é bastante autoexplicativo, já que provêm de informações diretas. Depois disso, basta aguardar o resultado da análise. Da mesma forma, para consultar o andamento de um benefício, é preciso consultar o portal.
Depois de fazer o login na plataforma, com um usuário e senha, é preciso direcionar-se à mesma aba de benefícios. Porém, é preciso escolher a opção para consultar o andamento do processo. Logo após, é possível consultar se o benefício ainda está em análise, ou se já foi aprovado/negado.
Por fim, todo o processo também pode ser feito por meio de uma ligação telefônica. Para isso, é preciso ligar para o número 135, e seguir as instruções. E para reivindicar o resultado de uma análise, é preciso pedir uma revisão. Para que isso seja possível, é preciso acessar os mesmos canais mencionados anteriormente.
Como funciona a análise de um benefício do INSS?
Sendo assim, para pedir um dos vários benefícios ofertados pelo órgão, é necessário preencher os critérios para a liberação estabelecidos pelo INSS. Os critérios mudam de benefício para benefício.
Qual o prazo que o INSS tem para divulgar o resultado de uma análise de benefício?
Quando certo cidadão pede um benefício, o INSS tem o prazo máximo de 30 dias para dar a resposta sobre a análise. Sendo assim, no caso de perícia média, os 30 dias são sucessores ao prazo para fazer o exame.
Siga o Ache Concursos no G o o g l e News e receba alertas e as principais notícias sobre concursos, empregos, estágios, governo e benefícios sociais.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.