A Carteira de Identidade Nacional é um documento que tem como objetivo unificar a identificação dos cidadãos brasileiros. Emitida em formato físico e digital, a CIN utiliza o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) como número único para todas as unidades da federação, o que representa um avanço na padronização e segurança dos documentos de identificação.
Com mais de cinco milhões de brasileiros já aderindo a essa nova forma de identificação, é importante entender como emitir o novo RG e as vantagens que ele traz.
Veja neste post como emitir a carteira de identidade digital e quais suas vantagens.
Onde solicitar o novo RG?
Atualmente, a nova carteira de identidade está sendo emitida em 23 estados e no Distrito Federal. A emissão do documento deve ser realizada nos Institutos de Identificação de cada estado.
Para solicitar a segunda via da CIN, basta comparecer a um dos pontos de atendimento dos órgãos de identificação locais nos estados participantes.
Nos estados que já aderiram ao projeto, como Acre, Alagoas, Amazonas, Pernambuco, e outros, o serviço de emissão está disponível desde agosto de 2022. Portanto, é possível requerer a via da CIN a qualquer momento, independentemente do estado em que você nasceu ou reside.
Como emitir a Carteira de Identidade digital?
O processo de emissão da carteira de identidade digital é bastante simples. Após receber o documento impresso, os cidadãos podem acessar o aplicativo do GOV.BR para baixar a versão digital da sua Carteira de Identidade Nacional.
O procedimento é similar ao da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), bastando realizar o login e seguir as instruções na tela.
Uma novidade importante é a atualização do aplicativo GOV.BR, que agora permite o uso da câmera traseira dos dispositivos para facilitar o reconhecimento facial durante o processo de cadastro.
Essa medida visa tornar o uso da plataforma mais acessível para todas as pessoas, incluindo aquelas com deficiência ou dificuldades motoras.
Validade e renovação
É importante ressaltar que a Carteira de Identidade Nacional possui prazos de validade, conforme estabelecido pelo Decreto nº 10.977/2022:
- De 0 a 12 anos incompletos: validade de 5 anos.
- De 12 a 60 anos incompletos: validade de 10 anos.
- Acima de 60 anos: validade indeterminada.
A Carteira de Identidade atual permanece válida até 23 de fevereiro de 2032. Após essa data, a CIN se tornará o único documento no Brasil.
Vantagens da CIN
Além de promover a segurança pública e reduzir fraudes, a CIN é um passaporte para mais de 4.200 serviços digitais disponíveis no GOV.BR. Para pessoas com deficiência, a nova carteira de identidade abre ainda mais portas, possibilitando o acesso a benefícios e programas específicos, como o Auxílio-Inclusão e o Programa Segundo Tempo Paradesporto.
Onde emitir a primeira via da CIN?
Atualmente, a nova carteira de identidade está sendo emitida em 23 estados e no Distrito Federal. Para solicitar a segunda via da CIN, basta comparecer a um dos pontos de atendimento dos órgãos de identificação locais nos estados participantes.
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