O mercado de trabalho anda cada dia mais competitivo. Conforme o IBGE, neste primeiro trimestre de 2023, a taxa de desemprego no Brasil subiu para 8,8%, ou seja, são 9,4 milhões de pessoas à procura de uma nova carreira.

Conseguir uma vaga de emprego dentre tantos outros candidatos é sempre um desafio que muitos enfrentam. Mas o que é necessário para se sobressair e conquistar a oportunidade dos sonhos?

Antes mesmo da entrevista, o primeiro contato que o candidato tem com o empregador é através do currículo. Ele é o porta-voz que destaca todas as habilidades e experiências que o candidato possui.

A necessidade de se reinventar e ter em mãos um currículo que seja atrativo é um diferencial, pois é fundamental que além de todas as atribuições como formação acadêmica, experiências profissionais e informações básicas, exista a necessidade de ele ser relevante e bem apresentado.

Muito mais do que uma série de informações, o candidato deve estar atento para uma escrita clara e coerente. O currículo deve apresentar um objetivo e ser organizado nas ideias e propostas que apresenta.

Não existe uma receita pronta para elaborar um bom currículo, mas alguns elementos básicos devem estar disponíveis em todos eles. Resolvemos reunir uma série de informações com dicas sobre como montar um currículo que seja realmente atrativo e que tenha mais chances de entrar no mercado de trabalho. Confira a lista:

O que colocar no currículo?

  • Informações pessoais: Nome, endereço, telefone e e-mail;
  • Objetivo profissional: Parágrafo descrevendo seus objetivos e metas profissionais;
  • Formação: Lista de instituições de ensino frequentadas, incluindo nome da escola, curso, data de conclusão e eventuais honrarias ou prêmios;
  • Experiência profissional: Lista de empregos anteriores, incluindo cargo, empresa, período e principais responsabilidades e realizações;
  • Habilidades: Lista de habilidades relevantes, como conhecimentos de informática, línguas estrangeiras, habilidades de comunicação e capacidade de trabalhar em equipe;
  • Certificados: Certificações ou cursos relevantes, nome do curso e instituição;
  • Atividades extras: Lista de interesses pessoais, como hobbies ou atividades extracurriculares, que possam ser relevantes para a vaga.

Outras dicas

É muito importante que o currículo seja revisado mais de uma vez para que não haja erros gramaticais. Muitas empresas acabam desclassificando candidatos por não apresentarem uma boa escrita. Na dúvida procure sempre a opinião de outra pessoa que possa revisar o seu texto antes de encaminhá-lo.

Outro ponto interessante que só tem a agregar no seu currículo é conhecer informações sobre a empresa ou órgão que você busca trabalhar. Através de uma série de informações é possível compreender a demanda da empresa para que o seu currículo traga informações de relevância para o cargo.

Em relação ao layout do currículo, procure por bons modelos que não tenham muita poluição visual. É importante que o currículo possua no máximo duas páginas e se possível um corpo de texto em tamanho 12, fonte Arial ou Verdana.

Mesmo não sendo uma regra para todas as empresas, caso o candidato opte por inserir uma foto, que seja em fundo branco e que defina uma apresentação profissional.