Em entrevista para a Rede Clube na terça-feira, 1º de agosto, o presidente da ALEPI (Assembleia Legislativa do Estado do Piauí), deputado Franzé Silva, reiterou que sai muito em breve o novo edital para contratação de servidores.

Essa confirmação já havia sido anunciada pelo presidente da casa no início de julho, e agora aguarda apenas a definição da empresa que será contratada para atuar como banca organizadora do concurso.

A previsão é ofertar 400 vagas em carreiras de nível médio e superior. Após a conclusão deste processo e a assinatura do contrato correspondente, a data exata de início do concurso poderá ser anunciada.

Remuneração servidores Alepi

Os servidores terão direito a diversos benefícios, além do vencimento básico, como indenizações, gratificações e adicionais. Entre esses benefícios está a Gratificação de Incentivo à Formação Superior e Aperfeiçoamento (GIFS), destinada a servidores com doutorado, mestrado e especialização.

Em uma publicação realizada nas redes sociais em 17 de julho de 2023, o dirigente anunciou o reajuste salarial para os servidores do Poder Legislativo Estadual.

"Nosso objetivo é finalizar esta semana alcançando duas metas importantes. Primeiramente, concluiremos o percentual de reajuste salarial de nossos servidores, homens e mulheres dedicados a prestar um excelente serviço aos cidadãos do Piauí", enfatizou Franzé.

Um dos cargos que deverá ser contemplado é de Assistente Legislativo. Veja abaixo o quadro de remuneração da Alepi para esse cargo:

Créditos: Divulgação/Alepi

Último concurso ocorreu em 2019

Em 2019, a Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) realizou seu último concurso para o preenchimento de 41 vagas, distribuídas em cargos de nível médio/técnico e superior. As oportunidades foram destinadas aos seguintes cargos:

Nível Superior - Consultor Legislativo nas seguintes áreas:

  • Redação de Atas (4)
  • Direito (4)
  • Contabilidade (4)
  • Tecnologia da Informação (4)
  • Comunicação Social/Jornalismo (4)
  • Biblioteconomia (1)

Nível Médio/Técnico - Assistente Técnico Legislativo nas seguintes áreas:

  • Taquigrafia (4)
  • Técnico em Informática (4)
  • Cerimonial Público (4)
  • Rádio Difusão (4)
  • Administrativa (4)

Os candidatos tiveram a possibilidade de concorrer a vagas com carga horária de 30 horas semanais, e os salários oferecidos eram de R$ 2.310,14 para os cargos de nível médio e de R$ 4.068,39 para o cargo de Consultor Legislativo.

A seleção foi organizada pela Coordenadoria Permanente de Seleção (Copese/UFPI) e consistia em prova objetiva, prova de redação e prova de títulos para todos os cargos.

A prova objetiva foi composta por 50 questões, distribuídas em língua portuguesa (10 questões), raciocínio lógico (10 questões) e conhecimentos específicos relacionados ao cargo (30 questões).