Atenção, concurseiros capixabas! Foi publicada uma novidade no concurso da Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo - ALES nesta terça-feira, 15 de agosto. Acontece que foi formada a comissão de servidores que vão planejar e organizar o futuro certame.
Por meio de publicação no Diário do Poder Legislativo (DPL) desta terça-feira (15), anuncia-se a criação da Comissão Especial de Execução do Concurso ALES.
Composta por servidores da Ales, o grupo de trabalho terá a missão de desenvolver todas as atividades relativas ao concurso público para o provimento de cargos efetivos integrantes do quadro permanente no Poder Legislativo do Estado do Espírito Santo.
Autorizado e agora com a comissão formada, é esperado que o próximo passo público seja a escolha da empresa que irá executar o concurso, também conhecida como banca examinadora.
O último concurso da ALES foi realizada há doze anos, em 2011, então a expectativa pelo novo edital é grande. Hoje, os salários variam entre R$ 2.877,82 a R$ 22.696,55. Veja abaixo o que se sabe até agora!
Concurso ALES: Comissão é criada e edital deve sair em 2023
Saiu no Diário Legislativo do estado, a criação de uma comissão com cinco servidores da ALES - Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo, avançando os trâmites para o concurso.
De acordo com o documento, a comissão será integrada pelos seguintes servidores:
- Miguel Pedro Amm Filho, Diretor-Geral da Secretaria;
- Marcos Pontes de Aquino, Diretor de Transparência, Inovação e Desenvolvimento de Projetos Especiais;
- Amanda Gabriel de Oliveira Kiffer, Secretária de Gestão de Pessoas;
- Anderson Sant’ana Pedra, Procurador-Geral; e
- Giuliano Valladares Nader Rangel, Diretor de Relações Institucionais.
O documento nomeia para a presidência da comissão o diretor-geral Miguel Pedro Amm Filho; e a coordenação, para o diretor Marcos Pontes de Aquino.
Esse ato (acesse aqui) foi assinado pelo presidente da Ales, deputado Marcelo Santos (Podemos), e pelos 1º e 2º secretários da Mesa Diretora, João Coser (PT) e Janete de Sá (PSB), respectivamente. Veja abaixo a íntegra:
O ato já está em vigor a partir da publicação em 15 de agosto e não traz mais detalhes, como prazo para a publicação do edital.
Edital esperado em 2023
Com planejamento confirmado em agosto, o presidente da Assembleia, Marcelo Santos, disse que a expectativa é que o edital do concurso seja lançado ainda em 2023.
No entanto, segundo o chefe do legislativo, o número de vagas que vão ser abertas depende da adesão dos servidores efetivos ao Programa de Aposentadoria Incentivada (PAI), que está em curso. Ou seja, o quadro de vagas do concurso ainda não está completamente formado.
Em nota, o presidente da ALES afirma ainda que o órgão possui hoje um total de 70 servidores efetivos em condição de aderir ao PAI.
Mais informações devem ser publicadas em breve, considerando que os trâmites do Concurso ALES estão a todo vapor. Acompanhe os canais oficiais da Assembleia e o Ache Concursos para ficar atento às novidades!
Cargos efetivos e salários da ALES
Ainda não se sabe quais cargos serão contemplados pelo concurso da ALES, além de outros detalhes, mas é possível conferir quais as carreiras efetivas existem no órgão hoje.
De acordo com a Lei nº 11.797/2023, a carga horária dos cargos efetivos é de 30 horas semanais. Veja abaixo a estrutura ou acesse o documento aqui!
- Técnico Legislativo Júnior 1-I: Inicial de R$ 2.877,82;
- Técnico Legislativo Sênior 1-I: Inicial de R$ 4.232,03;
- Técnico em Tecnologia da Informação 1-I: R$ 4.232,03;
- Técnico em Comunicação Social 1-I: R$ 4.232,03;
- Taquígrafo Parlamentar 1-I: R$ 6.126,32;
- Analista em Comunicação Social 1-I: R$ 6.126,32;
- Consultor Parlamentar Temático I: R$ 8.571,63; e
- Procurador I: R$ 22.696,55.
Último concurso da ALES
O último concurso público da ALES foi realizado entre 2011 e 2012 pela Cespe (atual Cebraspe). O edital ofertou 141 vagas para os cargos efetivos do órgão. Veja abaixo:
- Técnico Legislativo Sênior I (Secretaria Legislativa / Secretaria Administrativa) - 50 vagas;
- Taquígrafo Parlamentar Apanhador I - 20 vagas;
- Técnico Legislativo Sênior I (Serviços Gerais / Sonorização) - 15 vagas;
- Analista em Comunicação Social I - 14 vagas;
- Técnico Legislativo Sênior I ( Contabilidade / Financeiro / Folha de Pagamento) -10 vagas;
- Técnico Legislativo Sênior I (Biblioteca / Arquivo / Almoxarifado /Patrimônio / Protocolo) - 10 vagas;
- Procurador de 1ª Categoria - 9 vagas;
- Técnico em Comunicação Social I - 8 vagas; e
- Técnico em Tecnologia da Informação I - 5 vagas.
Na época, os salários variavam entre R$ 2.620,41 a R$ 8.570,80. Segundo a antiga banca Cespe, 16.158 pessoas fizeram inscrição no concurso de 2011, que chamou excedentes - veja aqui as nomeações.
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