A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) publicou nesta quinta-feira (29), no Diário Oficial da União, os horários de abertura e fechamento dos portões para as provas objetivas e discursivas de seu concurso público, programadas para ocorrer no próximo dia 15 de setembro. A agência também emitiu um alerta detalhando o que os candidatos podem ou não levar no dia da prova.

As provas serão aplicadas em todas as capitais dos 26 estados e no Distrito Federal.

Os candidatos do concurso da Anatel disputam 50 vagas, além da formação de um cadastro de reserva, para o cargo de Especialista em regulação de serviços públicos de telecomunicações, que exige nível superior e oferece salário de R$ 16.413,35.

Foram 13.787 candidatos inscritos que tentam ingresso na Agência que tem sede em Brasília/DF. Veja a concorrência por área:

  • Cargo 1: Especialista em Regulação de Serviços Públicos de Telecomunicações - Especialidade: Ciências Contábeis - 620 inscritos
  • Cargo 2: Especialista em Regulação de Serviços Públicos de Telecomunicações - Especialidade: Ciências de Dados - 2.842 inscritos
  • Cargo 3: Especialista em Regulação de Serviços Públicos de Telecomunicações - Especialidade: Direito - 3.455 inscritos
  • Cargo 4: Especialista em Regulação de Serviços Públicos de Telecomunicações - Especialidade: Economia - 455 inscritos
  • Cargo 5: Especialista em Regulação de Serviços Públicos de Telecomunicações - Especialidade: Engenharia - 1.232 inscritos
  • Cargo 6: Especialista em Regulação de Serviços Públicos de Telecomunicações - Especialidade: Geral - 5.183 inscritos

Horários das provas

Segundo a Anatel, os portões serão abertos ao meio-dia e fechados às 13h, com o início da prova marcado para 13h30. Os candidatos terão cinco horas para fazer a prova.

Abertura dos portões 12 horas
Fechamento dos portões 13 horas
Início das provas 13 horas e 30 minutos
Tempo de aplicação da prova 5 horas

Em junho, a Anatel anunciou uma retificação no concurso, alterando o cronograma devido à situação de calamidade pública no Rio Grande do Sul. As provas foram reagendadas para o dia 15 de setembro e ocorrerão nas capitais dos 26 estados e no Distrito Federal. A retificação também abrange a avaliação biopsicossocial para candidatos às vagas reservadas para pessoas com deficiência e o procedimento de heteroidentificação complementar para candidatos negros - Veja a retificação.

Os candidatos poderão consultar o local de prova somente a partir do dia 5 de setembro no site www.cebraspe.org.br/concursos/anatel_24.

Orientações para o dia da prova

No dia da prova, os candidatos deverão comparecer com caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente, além de levar o comprovante de inscrição (opcional) e um documento de identidade original.

É proibido o uso de acessórios como chapéus, bonés, óculos escuros, e outros itens como lápis, lapiseira, marca-texto, e borracha. Também não será permitido portar dispositivos eletrônicos ou quaisquer recipientes ou embalagens que não sejam fabricados com material transparente.

Veja o cronograma do concurso Anatel e próximas etapas:

  • Divulgação do edital com locais de provas: 29/08/2024
  • Consulta dos locais de prova: 05/09/2024 pelo site do Cebraspe
  • Aplicação das provas objetivas e discursivas: 15/09/2024
  • Consulta individual aos gabaritos preliminares: 17/09 a 19/09/2024
  • Divulgação do padrão preliminar de respostas da prova discursiva: 17/09/2024
  • Interposição de recursos contra gabaritos preliminares e padrão preliminar de respostas: 18/09 a 19/09/2024
  • Divulgação dos gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas: 20/09/2024
  • Divulgação do resultado final das provas objetivas e resultado provisório da prova discursiva: 16/10/2024

A sede da Anatel está localizada em Brasília, mas o órgão possui gerências regionais e unidades operacionais em todas as capitais do país.