Em uma entrevista dada ao programa Canal Livre, da TV Bandeirantes, o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante, confirmou a realização de um novo concurso BNDES para outubro de 2024.
Embora o presidente tenha mencionado a previsão do concurso, alguns detalhes ainda não estão totalmente claros. Não ficou evidente se o edital será publicado em outubro ou se as provas ocorrerão neste mês. Contudo, a confirmação da seleção já é uma excelente notícia para quem deseja uma carreira na instituição financeira. Veja o momento em que o Ministro confirma o novo edital no BNDES depois de 12 anos:
Concurso BNDES: área de TI terá prioridade
Mercadante ressaltou a importância das áreas de Segurança Cibernética, Tecnologia da Informação e Inteligência Artificial no BNDES. Essa observação sugere que o próximo edital deve contemplar oportunidades nessas especialidades, refletindo a necessidade crescente de modernização e adaptação às demandas tecnológicas emergentes.
O concurso BNDES tem previsão de 94 vagas de nível superior. A empresa pública já está empenhada na definição do cronograma, cargos disponíveis, distribuição de vagas e demais condições que serão detalhadas no edital.
Além disso, o edital BNDES destinará 40% das vagas para cotas, sendo 30% para candidatos negros e 10% para pessoas com deficiência.
Remuneração e benefícios para os aprovados
Os futuros aprovados no concurso BNDES terão uma remuneração inicial atrativa. O cargo de profissional básico de nível superior tem remuneração inicial de R$15.048,69, podendo alcançar R$ 35.043,22 ao longo da trajetória profissional.
Além dos salários, os colaboradores do BNDES têm direito a benefícios como auxílio-refeição, cesta alimentação, assistência à saúde, exames periódicos e assistência educacional para dependentes com idade até 17 anos e 11 meses. A participação nos lucros e resultados (PLR) é vinculada ao alcance de metas e indicadores de desempenho.
Último concurso BNDES
O último concurso do BNDES foi em 2012 e contemplou cargos de níveis médio e superior. A seleção, organizada pela Fundação Cesgranrio, ofereceu oportunidades para diversos cargos, incluindo técnico de suporte administrativo e profissionais de áreas como Administração, Análise de Sistemas, Arquitetura, Direito, entre outras.
Nível Médio:
Cargo: Técnico de Suporte Administrativo
Para o cargo de nível médio, os candidatos foram avaliados por meio de provas objetivas e discursivas, distribuídas entre as seguintes disciplinas:
- Língua Portuguesa (25 questões)
- Matemática (25 questões)
- Língua Estrangeira (oito questões)
- Conhecimentos Específicos sobre o BNDES (seis questões)
- Conhecimentos Gerais (seis questões)
Nível Superior:
Cargos:
- Administração
- Análise de Sistemas (Desenvolvimento e Suporte)
- Arquitetura
- Arquivologia
- Biblioteconomia
- Comunicação Social
- Contabilidade
- Direito
- Economia
- Engenharia
- Psicologia
Para os candidatos de nível superior, a avaliação foi realizada por meio das seguintes disciplinas:
- Língua Portuguesa (20 questões)
- Língua Estrangeira (dez questões)
- Conhecimentos Específicos (20 questões)
Ambos os níveis foram submetidos a provas objetivas e discursivas como parte do processo seletivo.
Siga o Ache Concursos no G o o g l e News e receba alertas e as principais notícias sobre concursos, empregos, estágios, governo e benefícios sociais.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.