A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) formalizou um pedido de adiamento das provas do concurso da Caixa Econômica Federal, inicialmente agendadas para o dia 26 de maio, em razão das fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul.

O ofício, enviado à instituição financeira no último dia 8, destaca que os moradores do estado gaúcho enfrentam dificuldades urgentes para prosseguir se preparando para o certame devido à situação de calamidade pública causada pelas chuvas que afetam mais de 400 dos 497 municípios do estado. Desde o fim de abril, os temporais já causaram mais de 100 mortes e afetaram cerca de 300 mil pessoas.

Ainda há um prazo de pouco mais de 2 semanas até as provas e a Fundação Cesgranrio, coordenadora do concurso, acompanha de perto as atualizações da enchente e aguarda uma melhora no cenário catastrófico gaúcho. Até agora, as provas estão mantidas.

Os candidatos gaúchos já foram prejudicados, isso é fato. No entanto, ainda há uma possibilidade de aplicar as provas em todos os estados e suspender a etapa apenas no RS, o que pode estar sendo estudado pela banca. Como as vagas são regionais por polo/cidade e a cidade de prova é vinculada a esse polo de atuação, isso não influenciaria nos demais estados. No entanto, aplicar duas provas diferentes num concurso desse tamanho, pode gerar insegurança jurídica e ações futuras na Justiça, o que também vem sendo cogitado pela banca. Fato é que até dia 26 não haverá condição estrutural para aplicação das provas em Porto Alegre e região metropolitana, muito destruída pela enchente e com problemas de abastecimento de água, energia e comunicação.

Veja a publicação da Contraf-CUT que pede o adiamento do concurso:

Concurso Caixa 2024

O concurso da Caixa recebeu um total de 1.201.097 inscrições para 4.050 vagas em todo o país. Organizado pela Fundação Cesgranrio, o processo seletivo registrou as inscrições entre 29 de fevereiro e 25 de março.

Além das provas escritas, o certame inclui a análise de títulos para os candidatos aos cargos de nível superior. A entrega dos documentos está prevista para ocorrer entre os dias 6 e 8 de julho e incluirá comprovantes de experiência profissional, certificados de especialização e diplomas de mestrado e doutorado.

O concurso da Caixa oferece 3.240 vagas para contratação imediata e 810 para cadastro reserva, sendo 20% destinadas a candidatos negros e 6% a pessoas com deficiência. Os cargos abrangem diversas áreas, desde técnico bancário até médico do trabalho e engenheiro de segurança do trabalho.

Os contratados receberão uma remuneração inicial de R$ 3.762 para os cargos de técnico bancário, podendo chegar a R$ 14.915 para os cargos de nível superior. Além disso, terão direito a benefícios como auxílio-refeição, auxílio-alimentação, vale-transporte, plano de saúde e previdência complementar.

Pronunciamento da Caixa

Até o momento, a Caixa não se pronunciou sobre a possibilidade de adiamento. A consulta aos locais de aplicação das provas está programada para iniciar em 22 de maio, e as avaliações serão realizadas em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal.

A divisão das vagas por localidade abrange diversos estados brasileiros, com destaque para o Distrito Federal, São Paulo e Rio de Janeiro. As oportunidades contemplam tanto áreas urbanas quanto rurais, refletindo a abrangência nacional da Caixa Econômica Federal.