As provas do concurso da Caixa Econômica Federal, programadas para ocorrer no dia 26 de maio, foram adiadas apenas no Rio Grande do Sul devido à situação de calamidade pública do estado. A informação foi confirmada pelo banco em email enviado ao Ache Concursos na tarde desta sexta-feira, 10.

O comunicado enviado esclarece que o adiamento por região não afeta a isonomia dos candidatos, uma vez que eles concorrem entre si naquele polo/estado, escolhido no momento da inscrição, e não nacionalmente.

No entanto, a Caixa ainda não informou a nova data dessa nova prova a ser aplicada somente no RS, provavelmente diferente das demais, a ser formulada pela Fundação Cesgranrio.

Veja a nota oficial do adiamento

CAIXA ADIA PROVAS DO CONCURSO PARA CANDIDATOS INSCRITOS NO POLO RIO GRANDE DO SUL


Nova data ainda está em definição. Cronograma será mantido para o restante do Brasil.


A CAIXA informa, nesta sexta-feira (10), que vai adiar as provas do concurso do banco para os candidatos vinculados ao polo Rio Grande do Sul, em razão da situação de calamidade no estado. A nova data, para esses candidatos, ainda esta em definição. Para o restante do Brasil, as provas estão mantidas para o dia 26 de maio.
O banco ressalta que o adiamento por região não prejudica a isonomia dos candidalos, já que concorrem entre si por polo, escolhido no momento da inscrição, e não nacionalmente.
Cerca de 47 mil inscritos afetados pela calamidade no Rio Grande do Sul farão
as provas em data ainda a definir.
Mais de 1,2 milhão de candidatos de todo o país se inscreveram no concurso que oferece mais de 4 mil vagas, incluindo cadastro reserva.
Os candidatos podem tirar suas dúvidas nos canais de comunicação da Fundação Cesgranrio, pela central de atendimento 0600 701 2028, que funciona de 9h às 17h (horário de Brasilia), ou pelo e-mail [email protected].

Nova data concurso Caixa RS

A Caixa disse que cerca de 47 mil inscritos foram afetados pela calamidade no Rio Grande do Sul e farão as provas em data ainda a ser definida. No entanto, para o restante do Brasil, as provas estão mantidas para o dia 26 de maio.

Inicialmente, o presidente da Caixa Econômica Federal, Carlos Vieira, havia mencionado que a decisão quanto ao adiamento seria tomada na próxima terça-feira, 14. No entanto, o banco optou por antecipar a decisão para esta sexta, 10, após novas chuvas no estado gaúcho, sabendo que as provas não poderiam ser aplicadas em Porto Alegre/RS.

Segurança dos candidatos

Vale ressaltar que, na semana anterior, o Governo Federal já havia adiado as provas do Concurso Nacional Unificado (CNU). Diante disso, a Caixa, que inicialmente não considerava o adiamento, reavaliou a situação, especialmente em relação ao estado do Rio Grande do Sul.

A alta demanda de inscritos e o monitoramento contínuo da situação no estado levaram o banco a decidir pelo adiamento das provas para garantir a segurança e a igualdade de oportunidades para todos os candidatos.

Inscritos no RS

Para lotação no cargo de técnico bancário novo, o mais procurado do concurso, confira os inscritos em cada Polo para cidades do RS:

  • Porto Alegre: 16.126 inscritos
  • Caxias do Sul: 7.903 inscritos
  • Passo Fundo: 5.020 inscritos
  • Pelotas: 5.257 inscritos
  • Santa Maria: 6.649 inscritos

As provas objetivas e a redação terão a duração de 5 horas e serão aplicadas no dia 26 de maio de 2024 (exceto para candidatos do RS), nos locais previstos nos cartões de confirmação de inscrição que será divulgado no dia 22 de maio.