O Concurso Nacional Unificado (CNU) 2025 está oficialmente em andamento, com a fase de escolha da banca organizadora já iniciada.

Em um despacho recente, o Diretor de Operações Integradas e de Inteligência, Rodney da Silva, destacou a importância de estabelecer regras de segurança rigorosas para a contratação da banca organizadora. Confira abaixo o que foi exposto no documento:

HHH
DESPACHO Nº 3238/2024/DIOPI/SENASP

De acordo com o despacho, a Secretaria-Executiva do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos solicitou apoio para a elaboração do Termo de Referência, um documento essencial que servirá como guia para todo o processo de seleção da empresa responsável pela aplicação do concurso.

O objetivo central dessa medida é garantir a realização segura das provas, além de assegurar que todos os convênios e termos de execução descentralizada sejam celebrados de forma adequada.

A decisão final sobre a realização da segunda edição do CNU será anunciada em dezembro de 2024. A Ministra Esther Dweck informou que uma análise detalhada da eficácia da primeira edição do concurso está em andamento, para avaliar a continuidade do projeto. A decisão também dependerá da disponibilidade orçamentária para novas vagas, a qual será mais claramente definida com a apresentação do Projeto de Lei Orçamentária (PLOA) de 2025.

Adesão dos Órgãos Públicos

O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos enviou um ofício aos órgãos públicos solicitando que manifestem interesse em participar do CNU 2025 até o dia 08 de novembro.

No ofício, foi solicitado que os órgãos indiquem representantes para compor o comitê consultivo e deliberativo do concurso, assegurando que todas as partes envolvidas estejam bem representadas e possam contribuir ativamente para o sucesso do processo.

Panorama atual - CNU 2024

Além das tratativas para a nova edição, o CNU 2024 já conta com movimentações significativas. Recentemente, foram disponibilizados os resultados preliminares da etapa de avaliação de títulos no site da Cesgranrio.

Os resultados finais das verificações das vagas destinadas a pessoas negras, indígenas e/ou com deficiência serão divulgados em 21 de novembro. A convocação dos aprovados está prevista para janeiro de 2025.

O concurso, realizado em 228 cidades, contou com a participação de 970.037 candidatos, disputando 6.640 vagas em 21 órgãos da Administração Pública Federal.

Cronograma próximas etapas - CNU 2024
Divulgação dos resultados preliminares da avaliação da veracidade da autodeclaração prestada por candidatos concorrentes às vagas reservadas para negros e indígenas e da avaliação biopsicossocial dos candidatos que se declararem com deficiência 13 de novembro de 2024
Prazo para interposição de eventuais recursos quanto aos resultados preliminares da avaliação da veracidade da autodeclaração prestada por candidatos concorrentes às vagas reservadas para negros e indígenas e da avaliação biopsicossocial dos candidatos que se declararem com deficiência 13 e 14 de novembro de 2024
Divulgação do resultado dos pedidos de revisão das notas dos títulos 19 de novembro de 2024
Previsão de divulgação dos resultados finais 21 de novembro de 2024