Os participantes do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) devem ficar atentos às novas datas e regras para o envio dos títulos. A convocação para a entrega da documentação será realizada na próxima terça-feira, 8 de outubro, coincidindo com a divulgação das notas da prova objetiva realizada em 18 de agosto.
Os convocados terão dois dias para enviar a documentação comprobatória dos títulos: 9 e 10 de outubro. Todo o processo deverá ser realizado na página oficial do concurso, disponível no site da Fundação Cesgranrio.
Novas Regras para a Prova de Títulos
No dia 1° de outubro foi divulgado no Diário Oficial da União, uma nova retificação do CNU, altera a etapa de Prova de Títulos. Veja as principais regras:
Titulação Acadêmica:
- Stricto Sensu: Para doutorado e mestrado, é necessário apresentar a imagem do diploma (frente e verso) ou certificado de conclusão autenticados em cartório, juntamente com o histórico escolar detalhado. Diplomas estrangeiros devem ser revalidados no Brasil e acompanhados de tradução juramentada.
- Lato Sensu: Especializações devem ser comprovadas com a imagem do certificado autenticado, com carga horária mínima de 360 horas, e histórico escolar. A nova regra também inclui residência multiprofissional em saúde coletiva/pública.
- Graduação: Para cargos que exigem graduação, é necessário o diploma autenticado (frente e verso) ou certificado de conclusão, acompanhado do histórico escolar. Diplomas estrangeiros devem seguir as mesmas exigências de revalidação e tradução.
Experiência Profissional:
- Empresas Privadas: Requer a imagem da CTPS com identificação, qualificação civil, contrato de trabalho e alterações, ou contracheques, além de uma declaração detalhada do empregador.
- Instituições Públicas: Exige o termo de posse ou exercício, ou certidão de tempo de serviço, acompanhado de uma declaração institucional detalhada.
- MEI e Consultorias: Necessita contrato de prestação de serviço e declaração do contratante, junto com o diploma de conclusão do curso.
- Autônomos: Requer recibos de pagamento autônomo, contrato de prestação de serviços, e declaração do contratante.
- Advogados: Precisa de certidões de atuação e documento oficial da OAB.
Produção Acadêmica/Técnica/Cultural:
- Palestras e Aulas: Exige declaração ou certificado em papel timbrado com detalhes específicos.
- Artigos e Trabalhos: Necessita imagens das páginas do artigo/trabalho com título, autores, revista, ISBN ou ISSN.
- Relatórios e Teses: Requer imagens da capa, contracapa, índice e primeira página com título e autores.
- Orientações: Declaração ou certificado do Departamento/Instituto em papel timbrado.
- Eventos Culturais: Declaração ou contrato com descrição das atividades e período.
Experiência com Populações Indígenas:
- Documentação Necessária: Declarações ou certidões de tempo de serviço emitidas por órgãos competentes, contendo detalhes do período e atividades. Inclui CTPS, declarações de empregadores, contratos de prestação de serviço, e recibos de pagamento autônomo com declarações detalhadas.
Como enviar os documentos?
As imagens que comprovem os títulos dos participantes deverão ser enviadas, via upload, no site https://cpnu.cesgranrio.org.br/login entre os dias 09 e 10 de outubro. Somente serão aceitas imagens nos formatos PDF, JPEG e JPG, no tamanho máximo de 2MB.
O resultado preliminar da prova de títulos será publicado no dia 4 de novembro. Se o candidato discordar da pontuação atribuída, poderá solicitar uma revisão da nota até o dia 5 de novembro.
Avaliação de Títulos e Nota Final
A nota das provas objetivas será calculada usando a fórmula: 100× (nº de acertos)/60).
Para os cargos que não incluem a avaliação de títulos, a nota final será calculada com base na prova de múltipla escolha, que valerá 80%, e na redação, que terá um peso de 20%.
Para os cargos que exigem a avaliação de títulos, a distribuição das notas pode ser feita de duas maneiras:
- Prova de múltipla escolha: 75%, redação: 20%, títulos: 5%; ou
- Prova de múltipla escolha: 70%, redação: 20%, títulos: 10%.
Quando sai o resultado?
A Fundação Cesgranrio divulgará o resultado final das provas objetivas e as notas preliminares da prova dissertativa no dia 8 de outubro, por meio de login no site Gov e também no site oficial da Cesgranrio.
Os candidatos poderão solicitar entre os dias 8 e 9 de outubro, a revisão da nota preliminar da prova discursiva. O resultado final será publicado no dia 17 de outubro.
Critérios de aprovação
-
Nível Superior: O candidato será eliminado caso obtenha menos de 40% de aproveitamento na pontuação das provas objetivas de Conhecimentos Gerais (P1) e Conhecimentos Específicos (P2), ou caso obtenha nota zero na Prova Discursiva.
-
Nível Médio: O candidato será eliminado caso obtenha menos de 30% de aproveitamento nas Provas Objetivas, ou caso obtenha nota zero na Redação.
Cronograma CNU
- 08/10: Divulgação das notas finais das provas objetivas e nota preliminar da prova discursiva.
- 08 e 09/10: Prazo para pedidos de revisão das notas discursivas.
- 08/10: Convocação para envio de títulos.
- 09 e 10/10: Envio dos títulos.
- 17/10: Divulgação dos resultados dos pedidos de revisão e convocação para verificação de condições para vagas reservadas a candidatos negros e indígenas.
- 19/11: Divulgação dos pedidos de revisão das notas dos títulos.
- 21/11: Previsão de divulgação dos resultados finais.
Editais CNU - 6.640 vagas
No dia 10 de janeiro de 2024, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos divulgou em edição extra, no Diário Oficial da União, 8 editais que compreendiam um bloco cada:
- Edital bloco 1 - Infraestrutura, Exatas e Engenharia
- Edital bloco 2 - Tecnologia, Dados e Informação
- Edital bloco 3 - Ambiental, Agrário e Biológicas
- Edital bloco 4 - Trabalho e Saúde do Servidor
- Edital bloco 5 - Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos
- Edital bloco 6 - Setores Econômicos e Regulação
- Edital bloco 7 - Gestão Governamental e Administração Pública
- Edital bloco 8 - Nível Intermediário
O concurso Nacional Unificado teve adesão de 21 órgãos, que somam 6.640 vagas em carreiras de níveis médio e superior. As remunerações variam de R$ 4.008,24 para Técnico do IBGE, até R$ 22.921,71 para Auditor Fiscal do Trabalho (AFT) do MTE.
Siga o Ache Concursos no G o o g l e News e receba alertas e as principais notícias sobre concursos, empregos, estágios, governo e benefícios sociais.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.